BRINCAR COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM “A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE” DE LEV VIGOTSKI

Autores

  • Naiana Ortiz Boeno Escola Municipal Fundamental Soares de Barros; Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v6i1.509

Resumo

Este artigo trata do Brincar como construção social:  análise do papel do brinquedo no desenvolvimento infantil em “A Formação Social da Mente” de Lev Vigotski. Objetiva-se compreender o brincar como construção social, analisando o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do referentes livro. O brinquedo apresenta-se como ferramenta cultural que promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Segundo Vigotski, o brincar possui uma dimensão social e cultural essencial, que permite à criança internalizar significados, desenvolver funções psicológicas superiores, e construir sua relação com o mundo. Portanto, a problemática investigada é: qual o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do através do livro A Formação Social da Mente, na perspectiva de Vigotski? A metodologia utilizada é qualitativa e de análise documental, sob abordagem histórico-cultural. O estudo é contextualizado à luz de Lev Vigotski. (1987, 2008).

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Boeno, N. O. (2024). BRINCAR COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM “A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE” DE LEV VIGOTSKI. Revista Amor Mundi, 6(1), 3–8. https://doi.org/10.46550/amormundi.v6i1.509

Edição

Seção

Artigos