BRINCAR COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM “A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE” DE LEV VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v6i1.509Resumo
Este artigo trata do Brincar como construção social: análise do papel do brinquedo no desenvolvimento infantil em “A Formação Social da Mente” de Lev Vigotski. Objetiva-se compreender o brincar como construção social, analisando o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do referentes livro. O brinquedo apresenta-se como ferramenta cultural que promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Segundo Vigotski, o brincar possui uma dimensão social e cultural essencial, que permite à criança internalizar significados, desenvolver funções psicológicas superiores, e construir sua relação com o mundo. Portanto, a problemática investigada é: qual o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do através do livro A Formação Social da Mente, na perspectiva de Vigotski? A metodologia utilizada é qualitativa e de análise documental, sob abordagem histórico-cultural. O estudo é contextualizado à luz de Lev Vigotski. (1987, 2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Naiana Ortiz Boeno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.