CONSELHO ESCOLAR INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO COLABORATIVA

Autores

  • Débora Alves Morra Loures Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Denise Lopes Costa Must University, Estados Unidos
  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Maria da Fé Silva Moreira Must University, Estados Unidos
  • Rosana de Jesus dos Santos Picanço Faculdade de Tecnologia Apoena, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.505

Resumo

Esta pesquisa analisa o papel do Conselho Escolar como instrumento de participação democrática e colaborativa nas instituições educacionais brasileiras. O objetivo principal foi analisar a função dos conselhos escolares no Brasil, destacando sua importância para uma gestão democrática e participativa. O propósito central do estudo foi analisar os principais desafios e perspectivas para a instalação e funcionamento dos conselhos escolares. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica qualitativa, que incluiu uma análise de materiais já divulgados, como livros, artigos científicos, teses e documentos oficiais. Os resultados indicaram que, embora os conselhos escolares representem um avanço notável na democratização da gestão escolar, ainda persistem barreiras consideráveis ​​para sua eficácia implementação, tais como a participação limitada da comunidade e a necessidade de uma formação mais aprofundada dos conselheiros. As estratégias de gestão participativa variadas, englobando diversos níveis de envolvimento da comunidade e processos de tomada de decisões conjuntas. A pesquisa destacou a importância de uma estratégia unificada que considera tanto os aspectos políticos quanto os sociais da gestão democrática escolar. Os resultados demonstraram que, apesar dos avanços, a efetividade dos conselhos escolares ainda requer um esforço contínuo e integrado para superar os obstáculos existentes. Para o sucesso desses órgãos colegiados, é fundamental investir em educação contínua, ampliar a participação da comunidade e promover uma cultura democrática.

Biografia do Autor

Débora Alves Morra Loures, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Denise Lopes Costa, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Maria da Fé Silva Moreira, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Rosana de Jesus dos Santos Picanço, Faculdade de Tecnologia Apoena, Fortaleza, CE, Brasil

Especialista em Gestão Escolar - Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade de Tecnologia Apoena.

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Loures, D. A. M. ., Costa, D. L. ., Gomes, L. F. ., Moreira, M. da F. S. ., & Picanço, R. de J. dos S. . (2024). CONSELHO ESCOLAR INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO COLABORATIVA. Revista Amor Mundi, 5(8), 17–32. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i8.505

Edição

Seção

Artigos