ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.503Resumo
Este estudo aborda a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado do Mato Grosso, analisando o panorama educacional e práticas inovadoras em uma escola do interior. Após a promulgação da Medida Provisória nº 746 em 2016, que propôs mudanças substanciais no Ensino Médio, investigamos como o estado enfrenta os desafios e oportunidades desse cenário. O Novo Ensino Médio busca ampliar a carga horária e diversificar o currículo, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular. O panorama educacional revela ações prévias que moldaram a implementação, destacando-se experiências nas áreas de Formação Integral, Inovações Curriculares e Educação Profissional. Entrevistas e dados indicam que a estratégia adotada pelo estado, como o projeto Escolas Plenas, reflete uma abordagem gradual, considerando a instabilidade federal. Além disso, apresentamos uma experiência prática em História, ilustrando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para promover a participação dos alunos e integrar conteúdos de forma inovadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lorena dos Santos Mulatti, Elineide Cavalcanti de Oliveira, Evaristo Fernandes de Almeida, Suzamary Almira de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.