ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MATO GROSSO

Autores

  • Lorena dos Santos Mulatti Must University, Estados Unidos
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai
  • Evaristo Fernandes de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai
  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade São Luís, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.503

Resumo

Este estudo aborda a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado do Mato Grosso, analisando o panorama educacional e práticas inovadoras em uma escola do interior. Após a promulgação da Medida Provisória nº 746 em 2016, que propôs mudanças substanciais no Ensino Médio, investigamos como o estado enfrenta os desafios e oportunidades desse cenário. O Novo Ensino Médio busca ampliar a carga horária e diversificar o currículo, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular. O panorama educacional revela ações prévias que moldaram a implementação, destacando-se experiências nas áreas de Formação Integral, Inovações Curriculares e Educação Profissional. Entrevistas e dados indicam que a estratégia adotada pelo estado, como o projeto Escolas Plenas, reflete uma abordagem gradual, considerando a instabilidade federal. Além disso, apresentamos uma experiência prática em História, ilustrando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para promover a participação dos alunos e integrar conteúdos de forma inovadora.

Biografia do Autor

Lorena dos Santos Mulatti, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Evaristo Fernandes de Almeida, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). 

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade São Luís, SP, Brasil

Especialista em Libras pela Faculdade São Luís. 

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Mulatti, L. dos S. ., Oliveira, E. C. de ., Almeida, E. F. de ., & Figueiredo, S. A. de . (2024). ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MATO GROSSO. Revista Amor Mundi, 5(7), 163–171. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.503

Edição

Seção

Artigos