O COORDENADOR ESCOLAR E O ESPAÇO DA MUDANÇA
DISCUTINDO PERCURSOS PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.499Resumo
O acompanhamento e o monitoramento pedagógicos do Coordenador Escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental em tempo integral num educandário do Programa de Educação Integral, situada no alto sertão pernambucano, é o mote deste relato de experiência. Mudanças significativas têm ocorrido na atuação desses profissionais, tanto em decorrência de mudanças relacionadas ao desenho de gestão pedagógica quanto conjugada através do conhecimento, da prática e do engajamento dentro escolas, mudanças na legislação, quanto para atender às exigências da implementação de políticas públicas. O relato foi guiado pelo objetivo de descrever ações interventivas vivenciadas durante o período de fevereiro a setembro de 2024 com vistas para construção de aprendizagens significativas, fortalecimentos dos vínculos escolares e a construção da identidade de pertencimento na prática do processo de organização do trabalho pedagógico na EREFEM Methódio de Godoy Lima no Município de Serra Talhada-PE. Nossos aportes teóricos foram Imbernón (2010), Placco et al (2010) dentre outros. Metodologicamente, a experiência está pautada na pesquisa-ação e pela concepção de educação humanizadora proposta por Freire na qual todos os seus indivíduos tenham oportunidade de desenvolver todo o seu potencial humano. Com base nos resultados, concluímos que, dado o programa de ensino em tempo integral da escola, há necessidade de consolidar o papel do Educador de Apoio eixo articulador das ações de aprendizagens visíveis e resultados mensuráveis através de uma pauta para além do cotidiano complexo e desafiador, que ora se ergue frente ao cenário paradigmático da escola pública que prima por qualidade, equidade, cidade e justiça climática no século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Átila de Souza, Eliene Andrade Fagundes, Neuza Maria Guimarães Franco Camargo, Sandra de Oliveira Botelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.