MÉTODOS NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

Autores

  • Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Cibele Elias da Silva Faculdade de Educação São Luís, São Luis do Maranhão, MA, Brasil
  • Demisa Francisca Pires Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil
  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade de Educação São Luís, São Luis do Maranhão, MA, Brasil
  • Uilma Honorato dos Santos Rede Futura, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.498

Resumo

Neste presente artigo o maior objetivo foi conhecer meios que potencializem o ensino, apontando métodos didáticos atuais que visem o desempenho de crianças disléxicas. Levamos em consideração a realidade educativa que ainda não corresponde eficazmente ao desafio de trabalhar com estas crianças, implicando diretamente no futuro dos alunos disléxicos. Discutimos sobre a importância do reconhecimento precoce de tais dificuldades, o conhecimento e desenvolvimento de competências profissionais para a intervenção eficaz. Conforme análise dos dados obtidos através da revisão de literatura, percebemos que os principais métodos didáticos que visam o aprimoramento das habilidades de crianças disléxicas são: Método multissensorial, Método Fônico, Método silábico, Método da palavra, Método da frase, Método do parágrafo, Método de conto, Método analítico-sintético ou eclético, Programa VAC (Programa visual, auditivo, cenestésico), Técnica ou traçado, Procedimentos baseados na cor, Método gestual, Procedimento de Mundell, Sequência de Fredericks, Técnicas de Lazanov, Programa de Luggas-Briggs, Estratégia configuracional, Estratégias psicolinguísticas, Método neurológico. No entanto, é importante que o profissional antes da escolha do método conheça em qual área reside a dificuldade (motora, fonética, lateralidade, memória e raciocínio lógico) para melhor planejar as metas a serem alcançadas e escolher os recursos dos quais lançará mão durante o processo de desenvolvimento. Estes métodos devem ser vistos como princípios conceituais para a realização de atividades, adaptando-os conforme as necessidades. Além disto, deve-se levar em consideração a disponibilidade de recursos materiais para este tipo de exercício.

Biografia do Autor

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes.

Cibele Elias da Silva, Faculdade de Educação São Luís, São Luis do Maranhão, MA, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

Demisa Francisca Pires, Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil

Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação de Ibituruna

(ISEIB).

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade de Educação São Luís, São Luis do Maranhão, MA, Brasil

 Especialização em Libras pela Faculdade de Educação São Luís.

Uilma Honorato dos Santos, Rede Futura, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Rede Futura (Faveni). 

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Gomes, P. C. P. A. ., Silva, C. E. da ., Pires, D. F. ., Figueiredo, S. A. de ., & Santos, U. H. dos . (2024). MÉTODOS NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA. Revista Amor Mundi, 5(7), 91–102. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.498

Edição

Seção

Artigos