ALÉM DO QUADRO NEGRO

DESVENDANDO OS HORIZONTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Magno Antonio Cardozo Caiado Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Hungaro Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Luciane Domingues de Campos Must University, Estados Unidos
  • Mackson Azevedo Mafra Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.492

Resumo

Este artigo investigou a integração da inteligência artificial (IA) na educação a distância no Brasil, com o objetivo de compreender as potencialidades e desafios associados à adoção dessa tecnologia em um contexto educacional transformado por exigências de flexibilidade e personalização. A metodologia empregada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, conforme delineado por Martins (2012), que envolveu a coleta, análise e interpretação de literatura científica para construir uma compreensão crítica sobre o impacto da IA na educação. Autores como Picão et al. (2023) e Semensato, Francelino e Malta (2015), bem como Jesus et al. (2024), foram fundamentais para discutir tanto as capacidades tecnológicas quanto os impedimentos práticos encontrados na implementação da IA em ambientes educacionais. O estudo concluiu que, embora a IA possa significativamente enriquecer a educação a distância ao personalizar a aprendizagem e superar barreiras geográficas e temporais, ainda enfrenta desafios consideráveis como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de políticas públicas para sua efetiva implementação. Estes achados reiteram a necessidade de mais pesquisas que foquem em estratégias adaptativas para integrar eficientemente a tecnologia na educação brasileira.

Biografia do Autor

Magno Antonio Cardozo Caiado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fernanda Hungaro, Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico

Maestria en Educación con Especialidad en Educación Superior pela Universidad Internacional Iberoamericana- UNIB.

Guelly Urzêda de Mello Rezende, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas, UNIDA-PY.

Luciane Domingues de Campos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mackson Azevedo Mafra, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciência da Educação pela Universidad de lá Integración de Las Américas, UNIDA-PY.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Caiado, M. A. C. ., Hungaro, F. ., Rezende, G. U. de M. ., Campos, L. D. de ., & Mafra, M. A. . (2024). ALÉM DO QUADRO NEGRO: DESVENDANDO OS HORIZONTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Revista Amor Mundi, 5(7), 23–30. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.492

Edição

Seção

Artigos