A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

ABP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Rosilene Alves Lima Faculdade Facuminas, MG, Brasil
  • Juliane da Silva Conceição Leal Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil
  • Ivanir Rosa Ramos Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.490

Resumo

O presente artigo possui como temática principal o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua utilização como metodologia de ensino a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de autores que contribuíram com a temática. Esse método possui como principal propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado mais próximo da realidade. Identificamos com o estudo que a ABP pode contribuir para a formação de cidadãos responsáveis no âmbito social e ambiental, pois fornece um ambiente amplo de aprendizagem ao promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Dentre suas características principais está a identificação e análise de problemas autênticos, organização dos alunos em pequenos grupos para trabalhar em soluções para esses problemas, os professores passam a atuar como facilitadores do processo de aprendizagem e a avaliação da aprendizagem passa a ser baseada em critérios claros e objetivos. Compreendemos que a ABP pode contribuir com outras estratégias pedagógicas para maximizar a aprendizagem dos alunos e promover uma abordagem mais dinâmica e engajada ao ensino.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. 

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Rosilene Alves Lima, Faculdade Facuminas, MG, Brasil

Especialista em Educação Especial e AEE pela Faculdade Facuminas. 

Juliane da Silva Conceição Leal, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins.

Ivanir Rosa Ramos, Faculdade Única de Ipatinga, Ipatinga, MG, Brasil

Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Única de Ipatinga.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Fernandes, A. B. ., Malta, D. P. de L. N. ., Lima, R. A. ., Leal, J. da S. C. ., & Ramos, I. R. . (2024). A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: ABP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO. Revista Amor Mundi, 5(7), 3–11. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.490

Edição

Seção

Artigos