A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA
ABP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.490Resumo
O presente artigo possui como temática principal o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua utilização como metodologia de ensino a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de autores que contribuíram com a temática. Esse método possui como principal propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado mais próximo da realidade. Identificamos com o estudo que a ABP pode contribuir para a formação de cidadãos responsáveis no âmbito social e ambiental, pois fornece um ambiente amplo de aprendizagem ao promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Dentre suas características principais está a identificação e análise de problemas autênticos, organização dos alunos em pequenos grupos para trabalhar em soluções para esses problemas, os professores passam a atuar como facilitadores do processo de aprendizagem e a avaliação da aprendizagem passa a ser baseada em critérios claros e objetivos. Compreendemos que a ABP pode contribuir com outras estratégias pedagógicas para maximizar a aprendizagem dos alunos e promover uma abordagem mais dinâmica e engajada ao ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Allysson Barbosa Fernandes, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Rosilene Alves Lima, Juliane da Silva Conceição Leal, Ivanir Rosa Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.