O DESIGNER INSTRUCIONAL EM AMBIENTE AVA

Autores

  • Elaine Nalesso Pederzini Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Marlúcia Alves da Silva Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Eliane Salvador Callegario Faculdade de Tecnologia São Francisco, ES, Brasil
  • Maria Elena Falsone Camporezi Faculdade de Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i6.479

Resumo

A crescente adoção da Educação a Distância (EaD), impulsionada pelas tecnologias de informação e comunicação, tem transformado o cenário educacional. Nesse contexto, o design instrucional emerge como uma ferramenta fundamental para criar experiências de aprendizagem eficazes e engajadoras. A transição para ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) demanda a adaptação de metodologias educacionais para atender às novas necessidades dos alunos. O design instrucional contextualizado oferece uma abordagem flexível e adaptável, fundamentada em princípios científicos, que permite a criação de cursos online relevantes e significativos. Modelos como ADDIE, SAM, Princípios de Instrução e abordagens construtivistas oferecem frameworks que podem ser customizados para promover a aprendizagem autogerida. Esses modelos orientam desde a análise das necessidades do público-alvo até a avaliação da eficácia do curso, garantindo uma estrutura sólida e flexível para o desenvolvimento educacional. No ambiente AVA, o designer instrucional desempenha um papel crucial na integração de princípios multimídia, contiguidade e modalidade nos materiais educacionais. A aplicação eficaz desses princípios potencializa o engajamento dos alunos e facilita a compreensão dos conteúdos.

Biografia do Autor

Elaine Nalesso Pederzini, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marlúcia Alves da Silva, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. =

Eliane Salvador Callegario, Faculdade de Tecnologia São Francisco, ES, Brasil

 Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Tecnologia São Francisco (FATESF).

Maria Elena Falsone Camporezi, Faculdade de Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Pederzini, E. N. ., Silva, M. A. da ., Callegario, E. S. ., & Camporezi, M. E. F. . (2024). O DESIGNER INSTRUCIONAL EM AMBIENTE AVA. Revista Amor Mundi, 5(6), 53–65. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i6.479

Edição

Seção

Artigos