A NATUREZA COMO ALIADA ÀS APRENDIZAGENS DA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL

Autores

  • Leila Marlise Cavinato Karlinski Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.475

Resumo

A natureza é generosa nela existem muitas possibilidades de aprendizagens com material concreto e em grande quantidade, os quais permitem generosas descobertas, tentativas e descobertas do mundo que habitamos e estamos nos apropriando. Assim, convivendo com crianças da zona rural, em uma turma de Pré escola mista, percebe-se que a natureza está deixando de fazer parte da infância, das brincadeiras espontâneas das crianças, pois está sendo trocada por telas, vídeo games, celulares, uma triste realidade que foi reforçada no tempo da pandemia. Ao longo deste artigo é proposto algumas reflexões acerca do cotidiano das crianças com a natureza, como será a relação destas crianças com o quintal de suas casas? Será que estas crianças podem subir em árvores, colher frutas? Brincar com a terra, a água, o fogo, será que faz parte do cotidiano? Será que é permitido à criança explorar, vivenciar a natureza? Como auxiliar para potencializar a relação destas crianças com a natureza? Como tornar a natureza, no quintal de experimentos? Como construir elos afetivos entre as crianças e os espaços?

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Karlinski, . L. M. C. . (2024). A NATUREZA COMO ALIADA ÀS APRENDIZAGENS DA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL. Revista Amor Mundi, 5(5), 113–120. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.475

Edição

Seção

Artigos