EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL: UM NOVO OLHAR COM METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira Universidad del Sol, Paraguai
  • Carla Monique Barros Universidade Potiguar, Brasil
  • Erika Janaína Santiago Moreira Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Jemima Teles Castro Diniz Universidade Veiga de Almeida, Brasil
  • Luana Pricila Vieira Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria Luziene da Silva Azevedo Bandeira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Monir Herts de Oliveira Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Neilton Rodrigues da Silva Universidade Veiga de Almeida, Brasil
  • Rosemeire Mafra Silva Torres Universidade Veiga de Almeida, Brasil
  • Vívian Kelly da Trindade Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal de Educação da Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.472

Resumo

O estudo intitulado "Empreendedorismo educacional: uma abordagem inovadora com metodologias ativas" se baseia na ideia de acompanhar as necessidades da sociedade, levando em consideração todos os valores, conhecimentos prévios, culturais e empíricos para construir uma base de conhecimento significativa para os estudantes. O objetivo é apresentar uma experiência bem-sucedida realizada em uma escola que visa promover novas formas de aprendizado sustentável e implementar políticas educacionais que permitam aos alunos desenvolver suas habilidades de forma participativa, autônoma, alegre, inovadora, afetiva e social, interagindo com o ambiente ao seu redor. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica e experiências práticas no campo da educação, demonstradas por meio de documentos fotográficos. Como conclusão, é possível afirmar que as contribuições filosóficas nos levam a compreender que o empreendedorismo desempenha um papel crucial na formação do indivíduo completo. Seu desenvolvimento ativo e produtivo é essencial para cultivar uma mente criativa, crítica, reflexiva, transformadora e inventiva. A oportunidade de aprender de forma interdisciplinar e tecnológica é fundamental para alcançar esse objetivo.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira, Universidad del Sol, Paraguai

Doutor em Ciências da Educação (UNADES).

Carla Monique Barros, Universidade Potiguar, Brasil

Licenciatura em Pedagogia Instituição (Universidade Potiguar – (UNP).

Erika Janaína Santiago Moreira Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Educação Física (UFRN).

Jemima Teles Castro Diniz, Universidade Veiga de Almeida, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UVA).

Luana Pricila Vieira Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UERN).

Maria Luziene da Silva Azevedo Bandeira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UERN).

Monir Herts de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciatura em Educação Física (UFRN).

Neilton Rodrigues da Silva, Universidade Veiga de Almeida, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UVA).

Rosemeire Mafra Silva Torres, Universidade Veiga de Almeida, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UVA).

Vívian Kelly da Trindade Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal de Educação da Paraíba, Brasil

Mestre em Filosofia (UFPB).

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Oliveira, C. A. F. de, Barros, C. M., Freire, E. J. S. M., Diniz, J. T. C., Oliveira, L. P. V., Bandeira, M. L. da S. A., Cavalcante, M. H. de O., Silva, N. R. da, Torres, R. M. S., Ramos, V. K. da T., & Guerra, A. de L. e R. (2024). EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL: UM NOVO OLHAR COM METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Amor Mundi, 5(5), 79–92. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.472

Edição

Seção

Artigos