JUSTIÇA SOCIAL E ÉTICA
O COMPROMISSO NECESSÁRIO NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.471Resumo
Este trabalho examina as implicações éticas e sociais das tecnologias na sociedade contemporânea, enfatizando a importância de uma governança e regulação tecnológica eficaz e baseada em princípios éticos. Discute-se a necessidade de inclusão digital como um direito fundamental, ressaltando como o acesso equitativo às tecnologias pode ampliar as oportunidades sociais e econômicas para todos os indivíduos. Além disso, aborda-se a questão crítica da privacidade e segurança dos dados, destacando a urgência de proteger as informações pessoais contra usos indevidos e violações. Finalmente, o trabalho argumenta pela implementação de políticas que acompanhem a rapidez das inovações tecnológicas, promovendo um diálogo contínuo entre desenvolvedores, usuários e reguladores. A educação tecnológica é apresentada como um meio vital para capacitar indivíduos a interagir de forma ética e informada com a tecnologia, contribuindo para uma sociedade digital mais justa e inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Everaldo Antônio de Jesus, Fábio Formiga do Amaral, Jussara Feitosa de Souza, Maria Vanderlene Feitosa de Souza Formiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.