A ÉTICA DA PRIVACIDADE NA ERA DAS REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.470Resumo
Este artigo analisa a ética da privacidade na era das redes sociais, explorando as práticas de coleta, uso e compartilhamento de dados pessoais por plataformas digitais. Utilizando uma abordagem qualitativa e uma revisão sistemática da literatura, o estudo destaca a importância de políticas de privacidade transparentes e do consentimento informado dos usuários. As regulamentações, como o GDPR na União Europeia e a LGPD no Brasil, são discutidas em termos de sua eficácia e desafios de implementação. Além disso, a percepção e o comportamento dos usuários em relação à privacidade são analisados, sublinhando a necessidade de maior conscientização e educação digital. O estudo conclui que é essencial equilibrar a inovação tecnológica com práticas éticas que protejam a privacidade dos usuários, propondo recomendações para melhorar as políticas e práticas de privacidade nas redes sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Everaldo Antônio de Jesus, Jussara Feitosa de Souza, Fábio Formiga do Amaral, Maria Vanderlene Feitosa de Souza Formiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.