REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Everaldo Antônio de Jesus Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Fábio Formiga do Amaral Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Maria Vanderlene Feitosa de Souza Formiga Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jussara Feitosa de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.468

Resumo

Este estudo explora a integração de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no processo educacional, destacando seus benefícios e limitações em diferentes níveis de ensino. A metodologia qualitativa, através de estudos de caso múltiplos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas, revelou que RV e RA aumentam o engajamento dos alunos, melhoram a compreensão de conceitos complexos e promovem a aprendizagem colaborativa. No entanto, desafios como a infraestrutura tecnológica e a necessidade de treinamento dos professores foram identificados. Conclui-se que, apesar das limitações, RV e RA têm o potencial de revolucionar a educação, oferecendo experiências de aprendizagem imersivas e significativas.

Biografia do Autor

Everaldo Antônio de Jesus, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Pós doutorando em Direitos Humanos Saúde e Justiça pelo POSCHOR-Universidade Coimbra PT e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Fábio Formiga do Amaral, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciências jurídicas, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales, FICS.

Maria Vanderlene Feitosa de Souza Formiga, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestra em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales, FICS.

Jussara Feitosa de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestranda em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales, FICS.

 

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Jesus, E. A. de ., Amaral, F. F. do ., Formiga, M. V. F. de S. ., & Souza, J. F. de . (2024). REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Amor Mundi, 5(5), 13–25. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.468

Edição

Seção

Artigos