A LAGARTA VERDE: O DESPERTAR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A OBSERVAÇÃO E ESTUDO DOS ANIMAIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i5.463Resumo
O contato das crianças com a natureza está diretamente ligado à formação de uma mentalidade voltada para a sustentabilidade e não no consumo excessivo. Diante da importância das crianças se reconectarem com a natureza, torna-se claro o papel e a responsabilidade dos profissionais que atuam na Educação Infantil em enxergarem a escola como um ambiente favorável para estimular essa conexão. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi explorar os pequenos animais presentes na escola, despertando a curiosidade e observação através de práticas que envolvam as crianças com os elementos naturais. As atividades ocorreram em uma escola da rede municipal de Ijuí, Rio Grande do Sul, com a turma do maternal 2 A. O começo foi singular, pois uma das crianças do grupo possuía alergia a picadas de insetos e, enquanto brincava no parquinho, acabou tocando em uma lagarta verde. Esse incidente despertou a curiosidade dos pequenos e deu origem as atividades. Por meio de observações, utilizando lupas e microscópios, integrando essas práticas com a literatura e por meio de uma visita a um laboratório de zoologia da Universidade local, testemunhamos o quanto as crianças adquiriram conhecimento ao interagirem com os animais existentes na escola, desencadeando empolgados comentários sobre um animal previamente estudado, deixando claro que esse estilo de aprendizagem prática teve uma impressão marcante na vida dos pequenos, demonstrando uma mentalidade progressiva em relação à preservação ambiental e, à sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leila Santos, Michele Batista Delavusca, Roseli Wisneski Schwede, Marlova Maria Groth, Miriam Cristiane Soares Dornelles, Juliana Isabel Bagolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.