ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO DESIGN INSTRUCIONAL

UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Valéria Costa Souza Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Universidade Estadual do Mato Grosso, MT, Brasil
  • Kesia Nascimento da Cruz Must University, Estados Unidos
  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Paula Welliana Araujo Martins Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba, CUritiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.438

Resumo

Este paper aborda o campo dinâmico do Design Instrucional, focando nas estratégias e desafios enfrentados pelos educadores no cenário educacional atual. O problema central é a necessidade de otimizar o Design Instrucional para enfrentar a rápida evolução tecnológica e a diversidade dos estilos de aprendizagem. O objetivo é explorar estratégias eficazes no Design Instrucional e avaliar sua aplicabilidade em criar experiências educacionais adaptativas e envolventes. Através de uma abordagem exploratória e análise de literatura, o estudo discute a integração da tecnologia, adaptação às necessidades variadas de aprendizagem e a aplicação de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas. Os resultados indicam que, embora tais estratégias sejam promissoras, enfrentam desafios como a constante necessidade de atualização e a adaptação a diferentes estilos de aprendizagem. As Considerações finais enfatizam a importância de um equilíbrio entre inovação, relevância e adaptabilidade no Design Instrucional, além da necessidade de educação continuada para professores. Este estudo contribui significativamente para o campo do Design Instrucional, sugerindo a necessidade de estratégias de ensino dinâmicas e flexíveis no ambiente educacional moderno.

Biografia do Autor

Valéria Costa Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Machado, Universidade Estadual do Mato Grosso, MT, Brasil

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso. 

Kesia Nascimento da Cruz, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Paula Welliana Araujo Martins, Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba, CUritiba, PR, Brasil

Especialista em Enfermagem Estética pelo Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba.

Publicado

2024-03-17

Como Citar

Souza, V. C. ., Machado, J. C. ., Cruz, K. N. da ., Gomes, L. F. ., & Martins, P. W. A. . (2024). ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO DESIGN INSTRUCIONAL: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO. Revista Amor Mundi, 5(3), 63–69. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.438

Edição

Seção

Artigos