CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS NO USO DO PORTFÓLIO

Autores

  • Camila Sabino de Araujo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Claudio Giovane Prando Milli Must University, Estados Unidos
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Rosimar Rodrigues Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.435

Resumo

Diante de diversas metodologias e práticas educacionais abordaremos a utilização do Portfólio, pois é uma forma que possibilita esplandecer todo o processo evolutivo do aluno, já que o mesmo compreende o registro e arquivamento de todas as produções acadêmicas do aluno. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura, abordando tópicos como introdução, características do portfólio, desafios da metodologia, características que o docente precisa ter para aplicar a metodologia, e considerações finais. Logo realizaremos uma breve análise das características, analisando sucintamente a origem da palavra portfólio, e como foi utilizada inicialmente na educação, e possíveis desafios encontrados nessa metodologia, assim como buscaremos verificar referências da prática no ensino. A justificativa se dá devido a possibilidade da verificação da aprendizagem tanto do aluno quanto do professor, já que o portfólio é uma maneira também de documentar a aprendizagem. E para concluir proporemos algumas formas diversas de portfólio, desde a forma física, até a tecnológica.

Biografia do Autor

Camila Sabino de Araujo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Claudio Giovane Prando Milli, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosimar Rodrigues Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2024-03-17

Como Citar

Araujo, C. S. de ., Milli, C. G. P. ., Medeiros, J. M. ., Ferreira, P. A. ., & Souza, R. R. . (2024). CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS NO USO DO PORTFÓLIO. Revista Amor Mundi, 5(3), 43–48. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.435

Edição

Seção

Artigos