O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Ricardo Furtado de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Ana Walquíria Souza da Silva Must University, Estados Unidos
  • Márcia Alves Medeiros Vilela Must University, Estados Unidos
  • Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro Christian Business School, Estados Unidos
  • Sonia Araújo dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.430

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a  Inteligência Artificial nos cursos do ensino superior. Atualmente a educação a distância tem  avançado nos seus métodos de ensino, uma das ferramentas utilizadas tem sido a Inteligência  Artificial, mas é questionado quais as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta na  modalidade de ensino a distância? Assim, o método utilizado nesta pesquisa foi um estudo  bibliográfico realizado por meio de sites acadêmicos com autores atuais de 2018 a 2023. Por  fim, pode-se considerar que a IA nos cursos a Distancia tem sido uma ferramenta de grande  suporte para o desenvolvimento educacional tanto dos alunos quanto dos professores, a  desvantagem é quando os docentes e discentes sentem dificuldade de utilizar dessa ferramenta  e acabam manuseando a máquina de forma equivocada, o que pode gerar resultados incorretos,  outro ponto negativo é que os computadores podem apresentar falhas nos seus sistemas e isso,  pode ocorrer por ser maquinas, o que precisa do manuseio humano para ser ajustada. No geral  a AI, deve ser utilizada por alunos que desejam continuar os estudos só que de forma online,  sendo que essa modalidade de ensino se mostra muito eficiente especialmente com a  inteligência artificial, que tem demonstrado diversas vantagens, como a possibilidade de  permitir pesquisas acadêmica, em bibliotecas virtuais, detector de plágios e outros. 

Biografia do Autor

Ricardo Furtado de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Ana Walquíria Souza da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcia Alves Medeiros Vilela, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro, Christian Business School, Estados Unidos

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School.  

Sonia Araújo dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2024-03-17

Como Citar

Oliveira, R. F. de ., Silva, A. W. S. da ., Vilela, M. A. M. ., Ribeiro, P. E. de O. ., & Santos, S. A. dos . (2024). O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Revista Amor Mundi, 5(3), 3–9. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i3.430

Edição

Seção

Artigos