ASPECTOS ÉTICOS NO TRATAMENTO PSICOLÓGICO DE MINORIAS

INVESTIGAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO GÊNERO, COM ENFOQUE NAS MULHERES TRANS NO BRASIL

Autores

  • Francisco Aramis Teixeira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.427

Resumo

O estudo aborda os desafios éticos no tratamento psicológico de mulheres trans no Brasil, considerando nuances culturais, sociais e profissionais para garantir práticas inclusivas, respeitar a individualidade e promover a saúde mental de forma ética e reflexiva. A pesquisa adotou a Revisão Integrativa, analisando dissertações e artigos entre 2012 e 2023. Destaca-se a importância da formação ética para profissionais, refletindo sobre políticas públicas e desconstrução de estigmas. A literatura revisada, incluindo estudos sobre vivências e desafios éticos, contribui para compreender a complexidade do tratamento psicológico de mulheres trans. A construção da identidade de gênero e reflexões sobre ética profissional são essenciais, ressaltando a adaptação da prática ética às mudanças sociais e políticas. A pesquisa evidencia a necessidade de uma abordagem ética e inclusiva, indo além dos códigos éticos, com formação contínua, reflexão sobre políticas e sensibilidade às nuances sociais e culturais.

Biografia do Autor

Francisco Aramis Teixeira do Nascimento

Mestrado e graduado em Psicologia, graduado em Licenciatura Plena em Letras, Pedagogia e Geografia, com especializações em Educação Especial, e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Nascimento, F. A. T. do . (2024). ASPECTOS ÉTICOS NO TRATAMENTO PSICOLÓGICO DE MINORIAS: INVESTIGAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO GÊNERO, COM ENFOQUE NAS MULHERES TRANS NO BRASIL. Revista Amor Mundi, 5(2), 297–305. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.427

Edição

Seção

Artigos