EXPERIÊNCIAS COM MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM VISUAL JUNTO AOS ESTUDANTES
UM ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.419Resumo
Atualmente, torna-se quase inimaginável elaborar planos de estudo que não estejam voltados para a questão interativa e tecnológica, ou seja, construir novas práticas pedagógicas com certo foco nos recursos educacionais digitais, ainda mais após uma pandemia, onde escolas e educadores tiveram que se reinventar e se viram obrigados a adotar novos métodos para trabalhar com os alunos, que ficaram consideravelmente prejudicados com a paralização das aulas em modo presencial. Após o período pandêmico, esses recursos tecnológicos que já eram utilizados em sala de aula e também fora dela (como o ensino a distância), assumiram um protagonismo maior e os educadores foram, aos poucos, tornando-se capazes de transformar as aulas em ambientes com mais interesse e interatividade. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo principal traçar um estudo acerca das mídias digitais dentro da sala de aula, evidenciando a sua importância no ambiente escolar, para educadores e alunos. Como objetivos específicos, caracterizar de forma geral as mídias digitais no contexto escolar e seus tipos, bem como destacar uma experiência pessoal com o uso dessas mídias. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Concluiu-se, através do exposto sobre as mídias digitais, desde a teoria até a experiência vivenciada a partir do uso das mesmas, que estas representam ferramentas essenciais na vida dos alunos e professores, seja nas aulas em modo presencial ou no ensino à distância.
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