EXPERIÊNCIAS COM MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM VISUAL JUNTO AOS ESTUDANTES

UM ESTUDO

Autores

  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Wesley Schulz Mungo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.419

Resumo

Atualmente, torna-se quase inimaginável elaborar planos de estudo que não estejam voltados para a questão interativa e tecnológica, ou seja, construir novas práticas pedagógicas com certo foco nos recursos educacionais digitais, ainda mais após uma pandemia, onde escolas e educadores tiveram que se reinventar e se viram obrigados a adotar novos métodos para trabalhar com os alunos, que ficaram consideravelmente prejudicados com a paralização das aulas em modo presencial. Após o período pandêmico, esses recursos tecnológicos que já eram utilizados em sala de aula e também fora dela (como o ensino a distância), assumiram um protagonismo maior e os educadores foram, aos poucos, tornando-se capazes de transformar as aulas em ambientes com mais interesse e interatividade. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo principal traçar um estudo acerca das mídias digitais dentro da sala de aula, evidenciando a sua importância no ambiente escolar, para educadores e alunos. Como objetivos específicos, caracterizar de forma geral as mídias digitais no contexto escolar e seus tipos, bem como destacar uma experiência pessoal com o uso dessas mídias. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Concluiu-se, através do exposto sobre as mídias digitais, desde a teoria até a experiência vivenciada a partir do uso das mesmas, que estas representam ferramentas essenciais na vida dos alunos e professores, seja nas aulas em modo presencial ou no ensino à distância.

Biografia do Autor

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Nivaldo Pedro de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas e pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Wesley Schulz Mungo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Pereira, F. A. ., Costa, E. J. da ., Meroto, M. B. das N. ., Oliveira, N. P. de ., & Mungo, W. S. . (2024). EXPERIÊNCIAS COM MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM VISUAL JUNTO AOS ESTUDANTES: UM ESTUDO. Revista Amor Mundi, 5(2), 233–240. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.419

Edição

Seção

Artigos