TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.417Resumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que explora o papel da escola, do professor e do aluno diante das práticas tecnológicas digitais e seus riscos no contexto escolar. Destaca-se o uso das tecnologias na educação, enfatizando a importância de orientar os alunos sobre seu uso responsável. Apesar das vantagens das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, a equidade ainda é um desafio. Medidas estão sendo adotadas em alguns Estados brasileiros, como a introdução da disciplina “cultura digital” no ensino médio, alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Práticas digitais nas escolas oferecem benefícios, como acesso a recursos educacionais e colaboração global, mas também trazem riscos, como cyberbullying e acesso a conteúdo inadequado. Ensinar sobre o uso ético da internet e combater as Fake News são fundamentais. O avanço tecnológico e a exposição constante nas redes sociais geram preocupações com a privacidade dos dados pessoais. É essencial orientar os alunos sobre a proteção de sua privacidade e o uso adequado das redes sociais. A formação de cidadãos digitais conscientes é uma responsabilidade compartilhada entre escola, família e sociedade.
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Copyright (c) 2024 Antonio Guilherme da Cruz Lima, Claudia Ribeiro, Jessé Marques Lima Costa, Joberto da Silva Pessanha Junior, Jordana Romero Silva
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