TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Claudia Ribeiro
  • Jessé Marques Lima Costa Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai
  • Joberto da Silva Pessanha Junior Must University, Estados Unidos
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.417

Resumo

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que explora o papel da escola, do professor e do aluno diante das práticas tecnológicas digitais e seus riscos no contexto escolar. Destaca-se o uso das tecnologias na educação, enfatizando a importância de orientar os alunos sobre seu uso responsável. Apesar das vantagens das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, a equidade ainda é um desafio. Medidas estão sendo adotadas em alguns Estados brasileiros, como a introdução da disciplina “cultura digital” no ensino médio, alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Práticas digitais nas escolas oferecem benefícios, como acesso a recursos educacionais e colaboração global, mas também trazem riscos, como cyberbullying e acesso a conteúdo inadequado. Ensinar sobre o uso ético da internet e combater as Fake News são fundamentais. O avanço tecnológico e a exposição constante nas redes sociais geram preocupações com a privacidade dos dados pessoais. É essencial orientar os alunos sobre a proteção de sua privacidade e o uso adequado das redes sociais. A formação de cidadãos digitais conscientes é uma responsabilidade compartilhada entre escola, família e sociedade. 

Biografia do Autor

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza.

Claudia Ribeiro

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jessé Marques Lima Costa, Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai

Doutorando em Educação pela Universidad Leonardo Da Vinci.

Joberto da Silva Pessanha Junior, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Lima, A. G. da C. ., Ribeiro, C. ., Costa, J. M. L. ., Pessanha Junior, J. da S. ., & Silva, J. R. . (2024). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES . Revista Amor Mundi, 5(2), 217–225. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.417

Edição

Seção

Artigos