TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.417Resumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que explora o papel da escola, do professor e do aluno diante das práticas tecnológicas digitais e seus riscos no contexto escolar. Destaca-se o uso das tecnologias na educação, enfatizando a importância de orientar os alunos sobre seu uso responsável. Apesar das vantagens das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, a equidade ainda é um desafio. Medidas estão sendo adotadas em alguns Estados brasileiros, como a introdução da disciplina “cultura digital” no ensino médio, alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Práticas digitais nas escolas oferecem benefícios, como acesso a recursos educacionais e colaboração global, mas também trazem riscos, como cyberbullying e acesso a conteúdo inadequado. Ensinar sobre o uso ético da internet e combater as Fake News são fundamentais. O avanço tecnológico e a exposição constante nas redes sociais geram preocupações com a privacidade dos dados pessoais. É essencial orientar os alunos sobre a proteção de sua privacidade e o uso adequado das redes sociais. A formação de cidadãos digitais conscientes é uma responsabilidade compartilhada entre escola, família e sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Guilherme da Cruz Lima, Claudia Ribeiro, Jessé Marques Lima Costa, Joberto da Silva Pessanha Junior, Jordana Romero Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.