ENSINO DA METEOROLOGIA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Thaís Freitas Dill Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Izaias Nunes de Lima Junior Must University, Estados Unidos
  • Joana Paula Ramos Krohling Must University, Estados Unidos
  • Luiz Marcelo Passos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.414

Resumo

Um grande desafio da atualidade dos educadores é tornar o aprendizado significativo diante da abundância de informações disponíveis online. Diante disso, a interdisciplinaridade surge como uma abordagem atrativa, e a meteorologia se destaca como uma ferramenta eficaz nesse contexto, pois permite a integração de conceitos de física, matemática, química e geografia. Estudos destacam que a coleta de dados meteorológicos surgem como ferramenta facilitadora da prática interdisciplinar escolar no ensino da meteorologia, permitindo a integração de conceitos de física, matemática, química e geografia. Além disso, as estações meteorológicas podem ser consideradas laboratórios a céu aberto, fortalecendo a relação da teoria e da prática e contribuindo para a formação integral do aluno. Essa abordagem facilita discussões sobre qualidade da água, condições climáticas na escola e diferenciação entre clima e tempo. Ao integrar o ensino da meteorologia na educação básica, os alunos desenvolvem habilidades técnicas, relacionam conceitos e compreendem a importância da coleta de dados meteorológicos na pesquisa científica.

Biografia do Autor

Thaís Freitas Dill, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Izaias Nunes de Lima Junior, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Joana Paula Ramos Krohling, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Luiz Marcelo Passos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciência da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

 

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Dill, T. F. ., Silva, G. V. da ., Lima Junior, I. N. de ., Krohling, J. P. R. ., & Passos, L. M. . (2024). ENSINO DA METEOROLOGIA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Amor Mundi, 5(2), 193–197. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.414

Edição

Seção

Artigos