O DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.409Resumo
O Design Instrucional é uma prática significativa no campo da educação e treinamento, com foco na criação de experiências de aprendizado efetivas e envolventes. Utilizando princípios pedagógicos, teorias de aprendizagem e pesquisa educacional, os Designers instrucionais desenvolvem materiais e ambientes que facilitam a aquisição de conhecimento e habilidades. Eles analisam as necessidades dos aprendizes, definem objetivos educacionais, organizam conteúdos de maneira lógica e avaliam os resultados do processo de ensino-aprendizagem. A integração de tecnologias, como plataformas de e-learning e recursos multimídia, é um aspecto relevante, tornando o Design Instrucional um campo dinâmico e em constante evolução, atendendo às demandas da educação contemporânea. Através de pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, o artigo, tem como objetivo geral identificar as vantagens e desvantagens dessas práticas, com um olhar específico sobre o papel desempenhado pelo profissional Designer instrucional no contexto educacional. Para tal, foram dispostos os seguintes objetivos específicos: analisar as práticas do Design instrucional; demonstrar vantagens e desvantagens desse tipo de prática e analisar o papel do profissional Designer instrucional no contexto da educação. Observa-se que a flexibilidade para se adaptar a contextos e alunos diversos constitui um aspecto relevante na otimização da experiência educacional. Nesse sentido, o campo do Design Instrucional emerge como um território fértil para inovações pedagógicas e para a pesquisa contínua. Essa área se mostra relevante tanto no desenvolvimento teórico quanto na aplicação prática, evidenciando a sua importância na evolução dos métodos educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Débora Cristina Domingos Ferreira, Alessandra Batista Mendes, Celaine Damaceno Marcelo, Lucas Estevão Fernandes Laet, Verônica Celia Campos do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.