O DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Débora Cristina Domingos Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Alessandra Batista Mendes Must University, Estados Unidos
  • Celaine Damaceno Marcelo Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Verônica Celia Campos do Amaral Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.409

Resumo

O Design Instrucional é uma prática significativa no campo da educação e treinamento, com foco na criação de experiências de aprendizado efetivas e envolventes. Utilizando princípios pedagógicos, teorias de aprendizagem e pesquisa educacional, os Designers instrucionais desenvolvem materiais e ambientes que facilitam a aquisição de conhecimento e habilidades. Eles analisam as necessidades dos aprendizes, definem objetivos educacionais, organizam conteúdos de maneira lógica e avaliam os resultados do processo de ensino-aprendizagem. A integração de tecnologias, como plataformas de e-learning e recursos multimídia, é um aspecto relevante, tornando o Design Instrucional um campo dinâmico e em constante evolução, atendendo às demandas da educação contemporânea. Através de pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, o artigo, tem como objetivo geral identificar as vantagens e desvantagens dessas práticas, com um olhar específico sobre o papel desempenhado pelo profissional Designer instrucional no contexto educacional. Para tal, foram dispostos os seguintes objetivos específicos: analisar as práticas do Design instrucional; demonstrar vantagens e desvantagens desse tipo de prática e analisar o papel do profissional Designer instrucional no contexto da educação. Observa-se que a flexibilidade para se adaptar a contextos e alunos diversos constitui um aspecto relevante na otimização da experiência educacional. Nesse sentido, o campo do Design Instrucional emerge como um território fértil para inovações pedagógicas e para a pesquisa contínua. Essa área se mostra relevante tanto no desenvolvimento teórico quanto na aplicação prática, evidenciando a sua importância na evolução dos métodos educacionais.

 

Biografia do Autor

Débora Cristina Domingos Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Alessandra Batista Mendes, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Celaine Damaceno Marcelo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University - Flórida. 

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Verônica Celia Campos do Amaral, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Ferreira, D. C. D. ., Mendes, A. B. ., Marcelo, C. D. ., Laet, L. E. F. ., & Amaral, V. C. C. do . (2024). O DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 5(2), 143–153. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.409

Edição

Seção

Artigos