METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

DESAFIOS, PRÁTICAS E IMPACTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • José Rogério Linhares Absoulute Christian University, Flórida, Estados Unidos
  • Andresson Batista Jacinto de Lima Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL
  • Arlete Baudson Rodrigues Fernandes Estácio de Sá
  • Rutte Nogueira de Freitas Santos Fundação Universitária Ibero-americana, Barcelona, Espanha
  • Verônica Sousa Palha Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.408

Resumo

O cenário educacional contemporâneo enfrenta desafios significativos na promoção de uma aprendizagem mais participativa e significativa. Diante disso, surge a necessidade de investigar as metodologias ativas, tais como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e estudos de caso, para compreender como essas abordagens influenciam a motivação dos estudantes, a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas. Além disso, é crucial examinar os obstáculos percebidos pelos educadores na implementação dessas metodologias, considerando as especificidades de diferentes contextos educacionais. Este estudo teórico buscará oferecer insights valiosos para aprimorar a aplicação de metodologias ativas, contribuindo assim para a efetividade do processo educacional. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar as metodologias ativas na educação, com o intuito de compreender seu impacto no processo de aprendizagem, identificar as melhores práticas e propor sugestões para a implementação eficaz dessas abordagens pedagógicas, como a utilização do Scratch e Kahoot!. Em consideração ao exposto, fica evidente que as metodologias ativas na educação desempenham um papel crucial na transformação do processo de ensino-aprendizagem em uma experiência mais participativa e significativa. A abordagem inovadora e centrada no estudante permeia todas as metodologias discutidas, proporcionando um ambiente educacional mais dinâmico e envolvente.

Biografia do Autor

José Rogério Linhares, Absoulute Christian University, Flórida, Estados Unidos

Mestrando em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University.

Andresson Batista Jacinto de Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Mestrando em Matemática pela Universidade Federal De Alagoas.

Arlete Baudson Rodrigues Fernandes, Estácio de Sá

Mestranda em Educação pela Estácio de Sá.

Rutte Nogueira de Freitas Santos, Fundação Universitária Ibero-americana, Barcelona, Espanha

Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Ibero-americana.

Verônica Sousa Palha, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Linhares, J. R. ., Lima, A. B. J. de ., Fernandes, A. B. R. ., Santos, R. N. de F. ., & Palha, V. S. . (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, PRÁTICAS E IMPACTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 5(2), 133–141. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.408

Edição

Seção

Artigos