A SALA DE AULA COMPARTILHADA, PROFESSORES QUALIFICADOS PARA APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Thaysa Aguiar Barbosa Moura Must University, Estados Unidos
  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.406

Resumo

A educação está em constante mudança. E para ajudar nessas mudanças, as metodologias ativas visam facilitar o processo de ensino. Principalmente no relacionamento nos cursos técnicos há muitos especialistas nas profissões docentes, mas não há qualificação pedagógica para isso. Hoje, devido aos avanços em vários campos, um professor deve ir além do modelo original e tradicional de educação, como é feito no novo mercado de trabalho exige cada vez mais o desenvolvimento de um cidadão crítico, capaz de mudar o ambiente em que se encontra. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar evidencias retiradas de pesquisas bibliográficas que testificam a contribuição das metodologias ativas para o avanço educacional quando utilizada da forma correta. Em contrapartida apresenta argumentos atestando que a maioria dos professores estão sem preparo para executar essas metodologias. Foi exposto também curiosidades sobre uma metodologia ativa intitulada sala de aula compartilhada. O aprender a aprender e o aprender para ensinar são desafios muito grandes, e é justamente isso que o aprendizado autogerido precisa dos indivíduos que estão se envolvidos nele. Ao final desse trabalho é possível entender como funciona esse processo de ensino, notamos que existem muitas vantagens em utilizar essas metodologias ativas e que é necessário qualificação para saber aplicá-las, e assim fazer dar certo todo o processo de ensino.

Biografia do Autor

Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Laurita Christina Bonfim Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Moura, T. A. B. ., Paula, A. F. N. de ., Coelho, A. M. L. ., Santos, L. C. B. ., & Ferreira, M. B. de S. . (2024). A SALA DE AULA COMPARTILHADA, PROFESSORES QUALIFICADOS PARA APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS . Revista Amor Mundi, 5(2), 115–121. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.406

Edição

Seção

Artigos