A SALA DE AULA COMPARTILHADA, PROFESSORES QUALIFICADOS PARA APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.406Resumo
A educação está em constante mudança. E para ajudar nessas mudanças, as metodologias ativas visam facilitar o processo de ensino. Principalmente no relacionamento nos cursos técnicos há muitos especialistas nas profissões docentes, mas não há qualificação pedagógica para isso. Hoje, devido aos avanços em vários campos, um professor deve ir além do modelo original e tradicional de educação, como é feito no novo mercado de trabalho exige cada vez mais o desenvolvimento de um cidadão crítico, capaz de mudar o ambiente em que se encontra. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar evidencias retiradas de pesquisas bibliográficas que testificam a contribuição das metodologias ativas para o avanço educacional quando utilizada da forma correta. Em contrapartida apresenta argumentos atestando que a maioria dos professores estão sem preparo para executar essas metodologias. Foi exposto também curiosidades sobre uma metodologia ativa intitulada sala de aula compartilhada. O aprender a aprender e o aprender para ensinar são desafios muito grandes, e é justamente isso que o aprendizado autogerido precisa dos indivíduos que estão se envolvidos nele. Ao final desse trabalho é possível entender como funciona esse processo de ensino, notamos que existem muitas vantagens em utilizar essas metodologias ativas e que é necessário qualificação para saber aplicá-las, e assim fazer dar certo todo o processo de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Ana Maria Lemes Coelho, Laurita Christina Bonfim Santos, Mariza Batista de Sousa Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.