DESIGN INSTRUCIONAL E APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA

REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA EM CURSO ONLINE

Autores

  • Camila Sabino de Araujo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Leila Costa Universidade de Uberaba, Uberaba, MG
  • Sophia Romero Motta Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.405

Resumo

A motivação que nos leva a aprender algo é uma característica nata do ser humano, essa curiosidade natural foi primordial para a evolução da nossa espécie ao longo dos anos. Partindo desse pressuposto, podemos refletir que a Aprendizagem Autodirigida existe desde as primícias civilizações. Diante das diversas mudanças em nossa sociedade por toda a extensão do processo civilizatório, atualmente dispomos de variadas técnicas de aprendizagem, perante o exposto, observamos o Design Instrucional e a Aprendizagem Autodirigida como metodologias úteis, já que os alunos são estimulados a refletirem e pensarem de forma crítica e autônoma, logo contribuindo ao desenvolvimento das habilidades com uso da interação e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura, com breve análise sobre o Design Instrucional por meio da Aprendizagem Autodirigida ou Autogerida em cursos online, identificando vantagens e desvantagens, além disso, para concluir analisaremos brevemente um caso relatado na literatura sobre a temática.

Biografia do Autor

Camila Sabino de Araujo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). 

Leila Costa, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG

Especialização em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Sophia Romero Motta, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP

Graduanda de Letras /Inglês pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Araujo, C. S. de ., Silva, D. da ., Costa, L. ., Motta, S. R. ., & Narciso, R. . (2024). DESIGN INSTRUCIONAL E APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA : REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA EM CURSO ONLINE . Revista Amor Mundi, 5(2), 107–113. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.405

Edição

Seção

Artigos