NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PROFESSOR NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Autores

  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira Must University, Estados Unidos
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Lívia Martins Arruda Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Vieira Ribeiro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.403

Resumo

Este artigo tem o intuito de refletir sobre as características e os desafios encontrados na implementação da tecnologia no ambiente escolar e a função do professor no e-learning diante das tendências educacionais do século XXI. As novas metodologias tecnológicas têm emergido rapidamente como resposta às necessidades da sociedade atual, pois essas tendências impulsionam transformações sociais e culturais, bem como as novas perspectivas sobre o processo de aprendizagem. O uso crescente das tecnologias no ambiente educacional tem proporcionado a facilitação dos processos de ensino mudado a forma como os docentes planejam e executam a dinâmica das suas aulas e como os discentes interagem e aprendem no contexto tecnológico em suas atividades diárias. Com os avanços da tecnologia, o professor conta com uma infinidade de ferramentas e metodologias que influenciam diretamente na qualidade de ensino, no desenvolvimento das aptidões e habilidades cognitivas. Envolver os alunos nas atividades educacionais e torná-los protagonistas do processo educativo deve ser significante, prático, lúdico e estimulante. Por ser tratar de revisão de literatura e para desenvolver a reflexão do tema em questão, utilizou-se materiais bibliográficos de livros, revistas e pesquisa na internet, com o respaldo de conceituados teóricos.

Biografia do Autor

Vanessa Morgado Madeira Caldeira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias em Educação pela Must University.

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Laurita Christina Bonfim Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - Fics.

Lívia Martins Arruda, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodrigo Vieira Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Caldeira, V. M. M. ., Silva, J. R. ., Santos, L. C. B. ., Arruda, L. M. ., & Ribeiro, R. V. . (2024). NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PROFESSOR NO CONTEXTO TECNOLÓGICO. Revista Amor Mundi, 5(2), 87–97. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.403

Edição

Seção

Artigos