O USO DE TECNOLOGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA NA EEEFM “GERALDO VARGAS NOGUEIRA”

Autores

  • Priscila Caser de Assis Vieira Must University, Estados Unidos
  • Freilan Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Renato Machado Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.400

Resumo

A gestão escolar é um processo que envolve a organização, o planejamento, a coordenação e a avaliação das atividades pedagógicas de uma instituição de ensino. Uma das funções da gestão escolar é promover a qualidade da educação, por meio de estratégias que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes e o aprimoramento profissional dos educadores. A gestão escolar pode implementar metodologias ativas por meio de um planejamento participativo, que envolva os professores, os alunos e as famílias na definição dos objetivos, dos critérios e dos instrumentos de avaliação. O presente trabalho, tem como objetivo abordar, por meio de pesquisa bibliográfica, a gestão escolar de qualidade e as ferramentas de avaliação que podem ser utilizadas para promover a comunicação participativa e a transparência das atividades produzidas, alinhando o fluxo das informações, antecipando ações e planejamento previstos no plano de ação institucional, na EEEFM “Geraldo Vargas Nogueira” em Colatina-ES. Ele apresenta as inúmeras vantagens em usar o Google Forms, o Kahoot, o Canva como ferramenta de avaliação e o Google Drive como instrumentos de coleta e análise de dados, feedback e colaboração entre professores e equipe gestora. O artigo também discute como essas ferramentas podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bem como para a promoção de uma cultura de avaliação formativa e contínua na escola. Além disso, a gestão escolar pode acompanhar e monitorar os resultados das metodologias de avaliação, por meio de indicadores qualitativos e quantitativos, que permitam identificar os avanços e os desafios da prática pedagógica.

Biografia do Autor

Priscila Caser de Assis Vieira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Freilan Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Renato Machado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Vieira, P. C. de A. ., Silva, F. P. da ., Machado, R. ., Santos, S. M. A. V. ., & Silva, T. P. A. da . (2024). O USO DE TECNOLOGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA NA EEEFM “GERALDO VARGAS NOGUEIRA”. Revista Amor Mundi, 5(2), 61–69. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.400

Edição

Seção

Artigos