NATIVOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PERCEPÇÕES SOBRE LETRAMENTO E ANALFABETISMO DIGITAL EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Cleudeni Milhomem Brito Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Sidicleia Soares Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.397

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência realizado em uma turma de ensino fundamental anos finais, 8º ano, em uma escola de educação básica na cidade de Fortaleza, Ceará, após a constatação que este grupo de aluno, mesmo sendo considerados nativos digitais, não conseguiam utilizar programas básicos do pacote office. Tal constatação nos levou a perceber a fragilidade da habilidade de uso de ferramentas digitais por este grupo que não fossem smartphones, fones bluetooth e video games. Esta fragilidade pode ser superada com um processo de letramento digital, onde o aluno não só se alfabetiza digitalmente, mas também ressignifica e gera novos conhecimentos para si e para o outro. Per Passaremos também por uma breve revisão bibliográfica onde veremos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital e analfabetismo funcional a fim de entender melhor como eles se encaixam com o conceito de nativos digitais. Espera-se que com este trabalho, o leitor possa refletir sobre as práticas pedagógicas de sala de aula no tocante ao uso de tecnologias para geração de conhecimento, como uma ferramenta a ser usada a nosso favor e a favor do aluno que embora seja nativo digital, nem sempre pode ser considerado um letrado digital.

Biografia do Autor

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - MUST.

Cleudeni Milhomem Brito, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - MUST.

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - MUST.

Ricardo Furtado de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS.

Sidicleia Soares Santos, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - MUST. 

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Costa, J. W. M. ., Brito, C. M. ., Silva, G. V. da ., Oliveira, R. F. de ., & Santos, S. S. . (2024). NATIVOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCEPÇÕES SOBRE LETRAMENTO E ANALFABETISMO DIGITAL EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Amor Mundi, 5(2), 39–46. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.397

Edição

Seção

Artigos