NATIVOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PERCEPÇÕES SOBRE LETRAMENTO E ANALFABETISMO DIGITAL EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.397Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência realizado em uma turma de ensino fundamental anos finais, 8º ano, em uma escola de educação básica na cidade de Fortaleza, Ceará, após a constatação que este grupo de aluno, mesmo sendo considerados nativos digitais, não conseguiam utilizar programas básicos do pacote office. Tal constatação nos levou a perceber a fragilidade da habilidade de uso de ferramentas digitais por este grupo que não fossem smartphones, fones bluetooth e video games. Esta fragilidade pode ser superada com um processo de letramento digital, onde o aluno não só se alfabetiza digitalmente, mas também ressignifica e gera novos conhecimentos para si e para o outro. Per Passaremos também por uma breve revisão bibliográfica onde veremos conceitos de alfabetização, letramento, letramento digital e analfabetismo funcional a fim de entender melhor como eles se encaixam com o conceito de nativos digitais. Espera-se que com este trabalho, o leitor possa refletir sobre as práticas pedagógicas de sala de aula no tocante ao uso de tecnologias para geração de conhecimento, como uma ferramenta a ser usada a nosso favor e a favor do aluno que embora seja nativo digital, nem sempre pode ser considerado um letrado digital.
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