PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Maraléia Silva Nogueira do Nascimento Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles Must University, Estados Unidos
  • Ana Paula Freitas Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Fábio José de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Flávia Maria Matos Santos dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.396

Resumo

O preconceito linguístico é um problema real e atinge milhares de pessoas, porém muitas vezes, a nomenclatura é desconhecida, por isso, seus impactos podem ser suprimidos. Pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e precisam voltar a estudar em escolas regulares, seja para encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho ou não, se deparam com vários desafios, além disso, parte dos professores que atendem esse público não possui formação adequada, o que pode ocasionar problemas relacionados a frequência dos alunos e/ou evasão escolar. Assim, este trabalho tem como proposta descrever se o preconceito linguístico pode provocar situações problema aos EJA. Considerando A Língua de Eulália e O Preconceito Linguístico de Marcos Bagno, além de autores como Vygotsky, Koch e Marcusch, a linguagem oral será o foco da pesquisa.

Biografia do Autor

Maraléia Silva Nogueira do Nascimento, Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Cricaré.

Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ana Paula Freitas Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fábio José de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais.

Flávia Maria Matos Santos dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Nascimento, M. S. N. do ., Fonteles, A. J. C. S. ., Ferreira, A. P. F. ., Araújo, F. J. de ., & Santos, F. M. M. S. dos . (2024). PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista Amor Mundi, 5(2), 25–38. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.396

Edição

Seção

Artigos