RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.391Resumo
O presente trabalho tem como foco abordar o tema resiliência e inteligência emocional, que é a capacidade de o indivíduo perceber seus sentimentos e a partir dessa percepção, saber lidar com as emoções no ambiente organizacional, conquistando um equilíbrio em que existam ações humanas que incluem autoconhecimento, controle emocional, capacidade de automotivação, empatia e sociabilidade, que demonstram sua eficácia tanto na vida pessoal quanto na profissional. Resiliência diz sobre o quanto uma pessoa pode suportar de pressão ou de estresse, antes de apresentarem abalo psicopatológico consistente. Sabemos que há pessoas que sofreram um abalo, se transformaram sob uma pressão e se recuperaram posteriormente. Como resultado do trabalho destacam-se o controle emocional e automotivação, mesmo diante de estresse, frustrações e desilusões ao meio ambiente organizacional. Esse trabalho é relevante tendo em vista a importância da resiliência e inteligência emocional como um processo natural do ser humano, o presente estudo não visa esgotar a temática, mas, estimular a reflexão sobre a importância da resiliência e inteligência emocional, tanto para as organizações quanto para o indivíduo. Foi elaborado por meio de revisão bibliográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dirty Paula de Araújo, Larissa Cruz de Macêdo Coelho Galvão, Márcia Cristina Reis Campos Melo, Roberta Araújo de Castro, Tamires Mendes Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.