O PAPEL DA ÉTICA NO COMBATE ÀS EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.389Resumo
A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, é uma nova infecção aguda emergente que alcançou rapidamente graves proporções pandêmicas, as quais requereram reflexões e respostas bioéticas em um curto espaço de tempo e em escala global. As muitas questões éticas que surgiram exigiram e ainda exigem que as diferenças políticas, culturais, ideológicas sejam postas de lado e que se reflita de modo coletivo sobre soluções eticamente aceitáveis. Muito trabalho foi feito na última década sobre questões éticas específicas que surgem no contexto de certas facetas da preparação para emergências pandêmicas, como a ética da alocação de recursos escassos, como vacinas ou equipamentos de emergência, e as questões éticas que surgem em relação a doenças infecciosas. Com base nesse contexto, o objetivo deste artigo é destacar as questões éticas envolvidas na preparação e resposta a emergências de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Cruz de Macêdo Coelho Galvão , Dirty Paula de Araújo , Márcia Cristina Reis Campos Melo, Roberta Araújo de Castro, Tamires Mendes Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.