ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.387

Resumo

O ensino da matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma tarefa complexa que demanda habilidades especiais por parte dos educadores e profissionais da área. No entanto, é possível criar métodos e abordagens inovadoras que tornem a aprendizagem mais acessível e adaptada às necessidades individuais desses alunos. Este estudo tem como foco o ensino da matemática para estudantes com autismo. Será investigada a forma como as particularidades do transtorno do espectro autista podem impactar o aprendizado matemático, além das estratégias pedagógicas que podem ser adotadas para tornar esse ensino mais eficiente e inclusivo. Será realizada uma revisão bibliográfica abrangente, com base em estudos científicos, livros e artigos relacionados ao ensino da matemática para alunos autistas. Em conclusão, o ensino da matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista é uma área que requer atenção e adaptações específicas para garantir o máximo de aprendizagem e inclusão. Ao reconhecer as dificuldades e necessidades individuais desses alunos, é possível criar estratégias e recursos que promovam um ambiente de ensino acolhedor e eficaz.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal de Educação da Paraíba, PB, Brasil

Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Melca Moura Brasil, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás (UFG).

Emanuella Silveira Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grandedo Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grandedo Sul - PUCRS, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima – UERR. 

Elker Neri da Silva Santana, Faculdade Focus, Cascavel, PR, Brasil

Especialista em Educação Integral e Integrada (Faculdade Focus). 

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Guerra, A. de L. e R., Brasil, M. M., Vasconcelos, E. S., & Santana, E. N. da S. (2024). ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 5(1), 3–12. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.387

Edição

Seção

Artigos