UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS FACETAS DOS DESIGNERS INSTRUCIONAIS NA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA EM CURSOS ON-LINE

Autores

  • Gabriel Bezerra Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.386

Resumo

O design instrucional é uma metodologia de trabalho dedicada aos processos de análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de cursos à distância, este, que se aplica desde o momento da concepção da oferta formativa até a sua implementação, direcionando seus esforços, com maior ênfase, na produção dos materiais instrucionais o tornando um método eficiente na aprendizagem autogerida. Desta forma, este artigo objetivou oferecer um breve panorama das facetas do design instrucional e suas vantagens e desvantagens metodológicas perante o processo de ensino-aprendizagem do aluno, além, de refletir como este serve para cursos on-line. Utilizou-se da revisão literária como procedimento metodológico para coleta e análise por ser um método eficiente que agrupa os resultados obtidos de pesquisas. Foram empregados critérios de inclusão e exclusão na coleta do material, utilizando-se de artigos e trabalhos científicos de revistas e periódicos com até 10 anos de publicação. Observou-se que o profissional independente de sua área de atuação precisar estar apto ao trabalho com o design instrucional, pois, este método necessita de um profissional que tenha uma formação ampla, que englobe habilidades de áreas como comunicação, design, sistemas de gestão de processos, sistema de gestão de pessoas, e tecnologias de sistemas on-line. Conclui-se que o suporte à metodologia para cursos on-line pode auxiliar nas tomadas de decisão na formação discente, pois, existe uma documentação específica para as ações de design instrucional, tais como, seus roteiros, material pedagógico, matriz instrucional, projeto instrucional, assim, facilitando sua implementação em várias áreas de ensino.

Biografia do Autor

Gabriel Bezerra Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Analista em Gestão Educacional pela Secretaria de educação do Estado de Pernambuco (SEE- PE), lotado na Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga (Cachoeirinha - PE) e professor dos anos iníciais do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha- PE. Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira (ISEP), Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE), Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário ETEP, Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Integrada de Brasília (FABRAS), Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário ETEP, Licenciatura em Ciências Sociais (ETEP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa. É especialista em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Línguística, Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Espanhola, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, Morfologia da língua Inglesa, Gestão Escolar Integradora, Tradução e Revisão de Textos em Língua Inglesa, Literatura Inglesa, Metodologia do Ensino de Artes, Educação Quilombola, Gestão Pública e Marketing, História da Arte, Geografia e Meio Ambiente, Docência na Educação Profissional, Docência em Educação Física e Práticas Pedagógicas, Docência do Ensino Superior, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, Analista Educacional, Administração Escolar, Geografia Regional Brasileira, Filosofia, Sociologia e Ciências Sociais, Gestão de Escolas Públicas, Currículo e Avaliação Escolar de e alguns cursos de Pós-graduação e licenciaturas em andamento.

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Silva, G. B. (2024). UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS FACETAS DOS DESIGNERS INSTRUCIONAIS NA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA EM CURSOS ON-LINE. Revista Amor Mundi, 5(1), 89–99. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.386

Edição

Seção

Artigos