O CUIDAR E O EDUCAR: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Elisa Endruweit Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Ana Paula de Moraes Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Glaucia Regina Bieger Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.384

Resumo

O presente trabalho aborda estudos voltados para o cuidar e o educar e as relações que se estabelecem entre as crianças e os profissionais na Educação Infantil. O desafio surgiu ao observar práticas pedagógicas cotidianas em turmas da Educação Infantil. Para esse estudo nos baseamos em teóricos como Philippe, Campos, Morin, Pierre, entre outros. A questão central que norteou os encaminhamentos para a pesquisa teórica foi qual a qualidade dos vínculos relacionais estabelecidos por professores e pesquisadores, tendo em vista a concepção do cuidar e educar. Como objetivo geral, evidenciando o que encontra nas Diretrizes Curriculares e debater a prática na Educação Infantil através de aspectos teóricos que tratem das relações vinculares dos professores com a criança.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Endruweit, A. E. ., Moraes, A. P. de ., & Bieger, G. R. . (2023). O CUIDAR E O EDUCAR: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Amor Mundi, 4(11), 153–162. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.384

Edição

Seção

Artigos