BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES

Autores

  • Dilza Maria Cruz Melo Must University, Estados Unidos
  • Daniele de Souza Velozo Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Silva Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Julia Pereira Nascimento Baía Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.380

Resumo

O panorama educacional dos últimos anos tem sido caracterizado por múltiplas reformas, sendo uma delas a BNCC, na qual se trata de um documento normativo, onde aborda uma política de um único currículo. Esse documento gerou e continua gerando muitas dúvidas e polêmicas, alguns apontam como um documento de centralização de currículos validados em países do centro do capitalismo, com o objetivo de controle político, já outro apontam como documento potencializador de competências e habilidades. Esse trabalho trata-se de uma revisão de literatura, elaborada a partir de um levantamento bibliográfico, utilizando livros e artigos científicos. Tem como objetivo apresentar as características e potencialidades da BNCC e dos currículos no Brasil. Por fim, se observa uma preocupação com a qualidade do ensino, visto que a BNCC não contempla os itinerários formativos. Portanto, abordar a questão da BNCC é de extrema importância, pois o documento visa garantir o ensino equânime por meio do currículo escolar

Biografia do Autor

Dilza Maria Cruz Melo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UFAM. Licenciatura Plena em Letras Língua e Literatura Inglesa -UFAM. Especialização em: Língua Inglesa na EAD-FAVENI, e, Especialização em Pobreza e Desigualdade Social – UFAM. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University. 

Daniele de Souza Velozo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Gestão em
Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira.
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fabiana Silva Oliveira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFAM Licenciatura Plena em Língua e Literatura
Inglesa-UFAM, Especialização em Gestão e Tutoria na EAD-UNIASSELVI, Especialização
em Pobreza e Desigualdades Sociais- UFAM, Especialização em Educação Profissional
e Tecnológica-EPT- IFAM, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação-Must
University.

Julia Pereira Nascimento Baía, Must University, Estados Unidos

4 Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Letras Português/Literatura. Tecnóloga em
Marketing Digital. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em Educação Infantil
e Séries Iniciais. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia.
Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo
IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização
em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino
da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização
em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University (MUST).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Melo, D. M. C. ., Velozo, D. de S. ., Oliveira, F. S. ., Baía, J. P. N. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES. Revista Amor Mundi, 4(11), 119–125. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.380

Edição

Seção

Artigos