INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS A DISTÂNCIA

Autores

  • Odinei Barpi Must University, Estados Unidos
  • Fábio Fornazieri Picão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Luciene Alves Must University, Estados Unidos
  • Tatiane Alves Luccheti Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.379

Resumo

O avanço da tecnologia tem permitido a inserção da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores da sociedade, inclusive na área da educação, onde a IA tem sido cada vez mais utilizada nos cursos a distância. Os benefícios dessa utilização incluem a personalização do ensino, interatividade entre alunos e professores, avaliação mais precisa do desempenho dos alunos e redução de custos. Os sistemas inteligentes de ensino/aprendizagem são exemplos de aplicação bem-sucedida da IA em instituições de ensino, pois utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para personalizar a experiência de aprendizagem dos estudantes, adaptando o conteúdo e o ritmo de acordo com o perfil e o desempenho de cada um. A análise de dados educacionais também é outra aplicação da IA, que pode ajudar as instituições de ensino a tomar decisões mais informadas e melhorar a eficácia do ensino. Uma revisão sistemática da literatura sobre a inserção da IA nos cursos a distância mostrou que essa utilização tem se mostrado promissora, principalmente no que se refere à personalização do aprendizado e à interatividade entre aluno e plataforma de ensino. No entanto, é importante que haja um acompanhamento cuidadoso do processo de aprendizagem e que os alunos sejam treinados para utilizar as ferramentas de IA de forma eficiente e eficaz.

Biografia do Autor

Odinei Barpi, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialista em Didática no Ensino Superior. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fábio Fornazieri Picão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar. Mestre em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University. 

Luciene Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Letras. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
e Estrangeira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Tatiane Alves Luccheti, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Barpi, O. ., Picão, F. F. ., Gomes, L. F. ., Alves, L. ., & Luccheti, T. A. . (2023). INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS A DISTÂNCIA . Revista Amor Mundi, 4(11), 111–118. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.379

Edição

Seção

Artigos