RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA INTERNET E DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA UMA PRÁTICA INOVADORA

Autores

  • Silvia Renata de Carvalho Must University, Estados Unidos
  • Andreza de Souza Cardoso Must University, Estados Unidos
  • Iracilda Maria Nunes Veluta Alves Must University, Estados Unidos
  • Rosana Réus Must University, Estados Unidos
  • Shirleide Costa dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.378

Resumo

Atualmente, é consenso que não devemos mais questionar o uso dos recursos multimídia em sala de aula. É essencial considerar que esses recursos desafiam o modelo tradicional e heterogêneo do ambiente educacional, permitindo que o ritmo das aulas acompanhe o contexto atual, que está em constante transformação devido às tecnologias avançadas e às informações que se alteram a todo momento. Com o avanço da tecnologia e a democratização da internet, surge a oportunidade de tornar a prática em sala de aula mais inovadora. Mas quais são os requisitos necessários para que isso aconteça? Além disso, como contemplar as multimidias nas práticas pedagógicas? Desta forma, busco compreender quais as possibilidades, que o processo educativo mediado pelo uso dos recursos multimídias trazem para alunos e professores. O método aplicado será por meio de pesquisa bibliográfica, realizada em um banco de artigos atualizados, tal pesquisa tem a vantagem de realizar análise qualitativa. A partir das leituras será possível trazer análises sobre o tema, vincular as ideias dos autores e trazer um novo olhar para o tema. Na experiência planejada neste estudo, foi possível observar que, a utilização das multimidias em sala de aula possui grande relevância, visto que auxiliam no desenvolvimento dos alunos, despertando a criatividade, a espontaneidade, a concentração e a autonomia, indispensáveis para transformar o aluno em protagonista do seu conhecimento.

Biografia do Autor

Silvia Renata de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Univali, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco, Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi, Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi, Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Andreza de Souza Cardoso, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-Graduada
em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino
Fundamental e Médio, das Faculdades Integradas FACVEST. Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University.

Iracilda Maria Nunes Veluta Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em
Licenciatura em Pedagogia pela Fafich - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. PósGraduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rosana Réus, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Unopar, Pós-graduada em Educação infantil,
Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Dom Bosco, Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura plena em Letras - Português e Literatura pela UECE, Pós-graduada
em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas,
Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Carvalho, S. R. de ., Cardoso, A. de S. ., Alves, I. M. N. V. ., Réus, R. ., & Barbosa, S. C. dos S. . (2023). RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA INTERNET E DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA UMA PRÁTICA INOVADORA. Revista Amor Mundi, 4(11), 101–109. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.378

Edição

Seção

Artigos