AS MULTIMÍDIAS E AS TICS COMO INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Sheila Costa Silva Pareschi Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Graciele Dias Must University, Estados Unidos
  • Jaqueline Edy de Andrade Must University, Estados Unidos
  • Valéria Teixeira Modesto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.377

Resumo

Este estudo tem como meta ponderar acerca da utilização das multimídias e das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em escolas da rede pública, analisando e verificando quais seriam as suas contribuições para tais unidades escolares. Assim, torna-se importante compreender que o termo tecnologia não alude apenas e tão somente aos aparelhos tão sofisticados que há atualmente, aludindo a todo e quaisquer elementos que, desde os primórdios, procurasse contribuir, facilitando a vida diária das pessoas. Tais elementos foram evoluindo até que se chegasse as tão famosas TICs e, ao mesmo tempo, às ferramentas digitais mais sofisticadas. As TICs se mostram cada vez mais presentes no cotidiano escolar e, conjecturando acerca da importância do papel do educador, para o bom emprego dessas ferramentas digitais, entende-se a indigência da capacitação de todos os docentes tanto em sua formação inicial quanto por meio de capacitações continuadas, contribuindo, dessa forma, para que as aulas se mostrem cada vez mais chamativas e profícuas, tanto para os educandos quanto para docentes no método de ensino e de aprendizagem. Pensando nisso, a edificação desse estudo objetiva ainda mostrar que, ao utilizar as multimídias voltadas para a Educação, os educadores contribuirão para que os estudantes consigam aprender a lidar com o computador, apropriando-se da tecnologia, tendo metas pedagógicas direcionadas com o apoio de professores, gestores e de toda a rede escolar. Para edificar tal estudo foi coletado material teórico por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, que contribuiu para que se pudesse discutir tal temática mais clara e lúcida.

Biografia do Autor

Sheila Costa Silva Pareschi, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialização em Docência Superior pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must. Psicopedagoga.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (UNIJORGE); Universidade Jorge Amado_
Salvador BA; Licenciada em Pedagogia ( UNINTER) Centro Universitário Internacional;
Tecnóloga em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e
Institucional ( Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialização em Gestão Escolar e Coordenação
Pedagógica (WPOS) Unyleya; Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Tecnologias
Educacionais ( Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - Must
University;

Graciele Dias, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí); Pós Graduação
em Gestão Escolar, com área de conhecimento em Educação, pela UNISUL (Universidade
do Sul de Santa Catarina); Especialização em Práticas interdisciplinares em Educação Infantil,
Séries dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de Ensino Superior
Dom Bosco; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University;

Jaqueline Edy de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em Educação
Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio pela Facvest, Progestão pela Secretaria de Estado da
Educação, Ciências e Tecnologia, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University. Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de
Florianópolis/SC. 

Valéria Teixeira Modesto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração de Empresas pela UNICSUL. Licenciatura em Pedagogia pela
FLATED. Especialista em Docência para Educação Profissional SENAC. Especialista em
Gestão Escolar USP/ESALQ. Especialista em Psicologia Institucional FERA. Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pareschi, S. C. S. ., Almeida, A. P. de ., Dias, G. ., Andrade, J. E. de ., & Modesto, V. T. . (2023). AS MULTIMÍDIAS E AS TICS COMO INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(11), 89–100. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.377

Edição

Seção

Artigos