APRENDIZAGEM GERIDA (AUTODIRIGIDA)

Autores

  • Jones Pereira de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Geanine Ribeiro Faria Sales Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Sueli Gonçalves de Souza Andrade Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.375

Resumo

O objetivo do presente estudo é aprofundar conhecimentos sobre design instrucional na área educacional acerca da aprendizagem autodirigida, avaliando e associando a temática a um curso online, apontando suas vantagens e desvantagens, suas características e as principais contribuições de sua efetivação para os alunos. Portanto, optou-se por pesquisa básica de abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Minayo (2012, p. 21) que descreve esse tipo de investigação que se preocupa “[...] com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos”. Os dados e informações levantadas possibilitaram compreender que a aprendizagem autodirigida é um processo que deve levar os alunos a entenderem a necessidade de aprender, valendo-se dos recursos e dispositivos tecnológicos para facilitar a continuidade do aprendizado. Devem-se considerar as possibilidades e necessidades de ressignificação dos ambientes de aprendizagens, o uso dos recursos que podem ser usados para acesso e aprendizagem, construção do conhecimento, despertando no aluno o interesse pelo aprender e estudar.

Biografia do Autor

Jones Pereira de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduado em: - Letras Inglês, - Pedagogia; Pós-Graduado em: - Literatura, cultura e Arte,
- Educação Especial e Libras, - Educação Inclusiva/ Libras, - Libras / Língua Portuguesa.
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Geanine Ribeiro Faria Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia (Faculdade Unificadas de Iuna-Doctum). 2ª Licenciatura em
Educação Especial (Faveni). Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso (Faveni).
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física.
Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar.
Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial
Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University –
Flórida.

Sueli Gonçalves de Souza Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia e 2ª Licenciatura em Educação Especial. Pós-graduada em Gestão
Escolar, Educação Infantil e séries Iniciais e Educação Especial Inclusiva. Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Oliveira, J. P. de ., Sales, G. R. F. ., Meroto, M. B. das N. ., & Andrade, S. G. de S. . (2023). APRENDIZAGEM GERIDA (AUTODIRIGIDA). Revista Amor Mundi, 4(11). https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.375

Edição

Seção

Artigos