CIDADANIA DIGITAL: O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E OS RISCOS DO MUNDO DIGITAL

Autores

  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Ângela Aparecida de Assis Polizello Must University, Estados Unidos
  • José Adilson da Silva Must University, Estados Unidos
  • Maria Auxiliadora Alves de Moura Must University, Estados Unidos
  • Nailton Sousa Saraiva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.374

Resumo

Este artigo trata-se da Cidadania Digital, tema atualmente bastante debatido no ambiente escolar por conta da expansão do uso das tecnologias dentro e fora da escola. Ao estudar o tema, surgiram alguns objetivos para esta pesquisa que foram respondidos de maneira direta e indireta no corpo do texto em um desenvolvimento que contém um capítulo intitulado “Cidadania digital dentro e fora da escola” contendo um subtítulo que traz a cibersegurança e a cidadania digital como foco. Os objetivos são eles: definir a cidadania digital; descrever a importância do uso das tecnologias no ambiente escolar; dialogar sobre os riscos dos ciberespaços e compartilhar formas de proteção que busquem anular estes riscos através da cibersegurança e da cidadania digital. Para alcançar estes objetivos, foi realizada a pesquisa bibliográfica, utilizando livros cujo autores tratam sobre esse tema. Com o referencial bibliográfico formado, foram criadas análises que possibilitaram discorrer sobre o tema, levantando novas possibilidades de ações no ambiente educacional e respondendo os objetivos da pesquisa.

Biografia do Autor

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Ângela Aparecida de Assis Polizello, Must University, Estados Unidos

Pedagogia PUC Campinas. Especialista em AEE atendimento educacional especializado e a
psicomotricidade pelo instituto Santa Cruzeiro do Sul. Mestrando em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University.

José Adilson da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em
Artes, pela Universidade Leonardo da Vinci. Graduado em Letras pelo Centro Universitário
Internacional – UNINTER. É Professor Pedagogo e coordenador de Programas (SEMEC
/ Tijucas do Sul/PR), É Orientador Educacional (UNINTER). Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação - Must Univesity.

Maria Auxiliadora Alves de Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO; Graduada
em Biologia pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera; Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação - Must University.

Nailton Sousa Saraiva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Enfermagem (UNISULMA, 2013), Licenciado em Pedagogia (UNINTER,
2012) e em Letras (UNINTER, 2016). Fez MBA em Gestão Escolar na Universidade de São
Paulo (Pecege/ESALQ/USP, 2018). Possui pós-graduação lato sensu em Pedagogia Empresarial
e Educação Corporativa (UNINTER, 2016), Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ, 2014),
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FASAMAR, 2014), Orientação Educacional
(FACIBRA, 2014), Educação Especial e Inclusiva (FASAMAR, 2014). É professor de Língua
Portuguesa (SEDUC/MA), Coordenador Pedagógico (SEMED de Vila Nova dos Martírios/
MA) e cursa Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Machado, J. C. ., Polizello, Ângela A. de A. ., Silva, J. A. da ., Moura, M. A. A. de ., & Saraiva, N. S. . (2023). CIDADANIA DIGITAL: O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E OS RISCOS DO MUNDO DIGITAL. Revista Amor Mundi, 4(11), 59–65. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.374

Edição

Seção

Artigos