ESTRATÉGIAS ATIVAS: AÇÕES EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Vera Liz Silverio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Claudia Kreuzberg da Silva Must University, Estados Unidos
  • Germano Fonseca Praxedes Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.372

Resumo

Embora a aprendizagem colaborativa não seja algo recente, com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação, e com o avanço da Internet, a aprendizagem colaborativa tem tido muito crescimento no meio acadêmico. Embora existam diferentes maneiras para conceituar aprendizagem colaborativa, fica evidente que todos colocam, cada um de sua forma, que é por meio da construção em conjunto e com a ajuda entre os membros do grupo que se busca atingir objetivos e adquirir novos conhecimentos. A base da aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos cooperativos em grupo. A taxonomia de bloom também pode ajudar na aprendizagem. No dia a dia, nem sempre é uma tarefa fácil analisar quais competências e habilidades o aluno, de fato, conseguiu desenvolver. Porém, com a taxonomia de Bloom, os educadores conseguem ter mais controle dos objetivos educacionais e das estratégias pedagógicas necessárias, até mesmo, para mudar pontos específicos no plano de aula, quando necessário. Espera-se que esta pesquisa bibliográfica contribua para suscitar debate mais profundo e esclarecedor sobre a utilização da aprendizagem colaborativa na educação como uma proposta diferenciada, onde o papel do professor como mediador e a interação entre os alunos por meio do diálogo, seja oral ou escrito, se caracterizam como aspectos fundamentais que poderão contribuir não para a reprodução, mas para a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Vera Liz Silverio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UCB - Universidade Castelo Branco; Licenciatura em Filosofia
pela FAERPI- Faculdade Entre Rios do Piauí; Licenciatura em Sociologia pela UNAR -
Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Pós-Graduada em Educação Inclusiva
com Ênfase em Avaliação Diagnóstica pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciências,
Educação e Letras); Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Faculdade São Luís; PósGraduada Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestranda em Tecnologias
Emergentes pela Must University (MUST).

Claudia Kreuzberg da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Mestre em
Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University-EUA (MUST); Doutoranda em
Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-Paraguai. 

Germano Fonseca Praxedes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University.

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Pedagogia e Letras (FAEX); Especialista em Gestão Escolar (FAVENI) e
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FUNIP); Mestrando em Tecnologias Emergentes
em Educação (Must University).

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Graduada
em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS); Pós-Graduada em Mídias na
Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-graduada em Supervisão,
orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André (FASA); Pós-Graduada em Língua
Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA); Pós-Graduada
em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia
(FARO); Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, V. L. S. dos ., Silva, C. K. da ., Praxedes, G. F. ., Magalhães, P. S. ., & Silva, S. da . (2023). ESTRATÉGIAS ATIVAS: AÇÕES EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. Revista Amor Mundi, 4(11), 43–51. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.372

Edição

Seção

Artigos