CIDADANIA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL

VISANDO O USO CONSCIENTE EM SALA DE AULA

Autores

  • Raquel Farias Fuly de Souza Must University, Estados Unidos
  • Jean Carlos Triches Must University, Estados Unidos
  • Jordan Luis Artiaga Silva Must University, Estados Unidos
  • Luciana Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Cizelda Aparecida Triches Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.371

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma breve análise do impacto das tecnologias na educação e do conceito de cidadania digital no contexto educacional. Com o intuito de compreender que papel a escola exerce na construção de uma sociedade inclusiva e cidadã, buscou-se investigar de que maneira as escolas podem promover o uso consciente das tecnologias digitais no seu espaço educativo, destacando alguns dos desafios e possibilidades do uso da internet em sala de aula. Pautado numa metodologia de pesquisa bibliográfica, este trabalho leva a uma reflexão sobre a necessidade de se ressignificar cada dia mais o fazer pedagógico, incluindo no planejamento e no dia a dia das escolas, questões como a cidadania e a responsabilidade digital. Podemos concluir que cabe à escola, enquanto espaço formador, desenvolver nos alunos o pensamento crítico, afim de que exerçam seu papel social com responsabilidade e possam usar as tecnologias de forma consciente e ética.

Biografia do Autor

Raquel Farias Fuly de Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do
Estado do Rio de janeiro (FFP - UERJ). Especialista em Educação e Psicologia pelo Instituto
Brasileiro de Formação (UNIBF). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University - Florida.

Jean Carlos Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
e das Missões - URI e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
Especialista em Educação e Segurança Humana pela Unochapecó. Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Jordan Luis Artiaga Silva, Must University, Estados Unidos

Graduações em Licenciatura em Pedagogia e História. Especialista em Educação Inclusiva
e Docência do Ensino Superior. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must
University/Florida EUA.

Luciana Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação Pedagogia Universiade Mackenzie, MBA- Gestão Escolar- Universidade de São
Paulo; Pós-Graduação- As Relações Interpessoais na escola e a construção da autonomia moral
e intelectual- Universidade de Franca; Psicopedagogia- Universidade Paulista-Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação- Must University- Florida.

Cizelda Aparecida Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Regional de Palmitos - FAP e em
Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e
Segurança Humana pela Unochapecó e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
Intervale. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Souza, R. F. F. de ., Triches, J. C. ., Silva, J. L. A. ., Silva, L. P. da ., & Triches, C. A. . (2023). CIDADANIA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: VISANDO O USO CONSCIENTE EM SALA DE AULA. Revista Amor Mundi, 4(11), 35–42. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.371

Edição

Seção

Artigos