CIDADANIA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
VISANDO O USO CONSCIENTE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.371Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma breve análise do impacto das tecnologias na educação e do conceito de cidadania digital no contexto educacional. Com o intuito de compreender que papel a escola exerce na construção de uma sociedade inclusiva e cidadã, buscou-se investigar de que maneira as escolas podem promover o uso consciente das tecnologias digitais no seu espaço educativo, destacando alguns dos desafios e possibilidades do uso da internet em sala de aula. Pautado numa metodologia de pesquisa bibliográfica, este trabalho leva a uma reflexão sobre a necessidade de se ressignificar cada dia mais o fazer pedagógico, incluindo no planejamento e no dia a dia das escolas, questões como a cidadania e a responsabilidade digital. Podemos concluir que cabe à escola, enquanto espaço formador, desenvolver nos alunos o pensamento crítico, afim de que exerçam seu papel social com responsabilidade e possam usar as tecnologias de forma consciente e ética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Farias Fuly de Souza, Jean Carlos Triches, Jordan Luis Artiaga Silva, Luciana Pereira da Silva, Cizelda Aparecida Triches
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.