CIDADANIA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
VISANDO O USO CONSCIENTE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.371Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma breve análise do impacto das tecnologias na educação e do conceito de cidadania digital no contexto educacional. Com o intuito de compreender que papel a escola exerce na construção de uma sociedade inclusiva e cidadã, buscou-se investigar de que maneira as escolas podem promover o uso consciente das tecnologias digitais no seu espaço educativo, destacando alguns dos desafios e possibilidades do uso da internet em sala de aula. Pautado numa metodologia de pesquisa bibliográfica, este trabalho leva a uma reflexão sobre a necessidade de se ressignificar cada dia mais o fazer pedagógico, incluindo no planejamento e no dia a dia das escolas, questões como a cidadania e a responsabilidade digital. Podemos concluir que cabe à escola, enquanto espaço formador, desenvolver nos alunos o pensamento crítico, afim de que exerçam seu papel social com responsabilidade e possam usar as tecnologias de forma consciente e ética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Farias Fuly de Souza, Jean Carlos Triches, Jordan Luis Artiaga Silva, Luciana Pereira da Silva, Cizelda Aparecida Triches
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.