APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E DESIGN INSTRUCIONAL
UMA REFLEXÃO ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA MUST UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.369Resumo
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ou como são mais conhecidos, AVAs, são uma ferramenta fundamental para a operacionalização dos fundamentos do atual modelo de ensino e aprendizagem, o online. Com o objetivo de compreender este universo que migra do presencial para o virtual, esta pesquisa levanta aspectos importantes da Aprendizagem Autogerida e do Design Instrucional, refletindo sobre sua aplicabilidade e funcionalidade em ambientes virtuais. A partir desta análise, este artigo contribui com uma reflexão acerca do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Must University, predominantemente no que está relacionado à disposição de conteúdo, layout e interação aluno-tutor. À luz destas abordagens e fundamentando a partir de uma revisão bibliográfica, a autora elucida algumas relações entre a comunicação efetiva (escrita e oral), sobressaindo-se um olhar humanista sobre os ambientes virtuais e pondera possibilidades de um ensino virtual pautado por uma vivência e/ou experiência mais “realistas”, contribuindo para proporcionar uma maior proximidade entre o aluno e o conteúdo estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Carvalho Durães Pena, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Helena Maria Ribeiro, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.