APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E DESIGN INSTRUCIONAL

UMA REFLEXÃO ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA MUST UNIVERSITY

Autores

  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.369

Resumo

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ou como são mais conhecidos, AVAs, são uma ferramenta fundamental para a operacionalização dos fundamentos do atual modelo de ensino e aprendizagem, o online. Com o objetivo de compreender este universo que migra do presencial para o virtual, esta pesquisa levanta aspectos importantes da Aprendizagem Autogerida e do Design Instrucional, refletindo sobre sua aplicabilidade e funcionalidade em ambientes virtuais. A partir desta análise, este artigo contribui com uma reflexão acerca do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Must University, predominantemente no que está relacionado à disposição de conteúdo, layout e interação aluno-tutor. À luz destas abordagens e fundamentando a partir de uma revisão bibliográfica, a autora elucida algumas relações entre a comunicação efetiva (escrita e oral), sobressaindo-se um olhar humanista sobre os ambientes virtuais e pondera possibilidades de um ensino virtual pautado por uma vivência e/ou experiência mais “realistas”, contribuindo para proporcionar uma maior proximidade entre o aluno e o conteúdo estudado.

Biografia do Autor

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduação em Comunicação Social. Especialização em Jornalismo Internacional e Jornalismo
Científico. Licenciatura em Letras Inglês e Português. Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Atendimento Educacional
Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização
em Docência na Educação Infantil (UFU). Atendimento Educacional Especializado pela
(UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University Flórida.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia.
Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo
IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização
em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino
da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização
em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University (MUST).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata SulPalmares-PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela MUST University - Flórida.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pena, R. C. D. ., Stekich, C. D. L. do N. ., Ribeiro, H. M. ., Santos, S. M. A. V. ., & Silva, T. P. A. da . (2023). APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E DESIGN INSTRUCIONAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA MUST UNIVERSITY. Revista Amor Mundi, 4(11), 19–26. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i11.369

Edição

Seção

Artigos