O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MELHORIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS EM PACIENTES

Autores

  • Márcia Cristina Reis Campos Melo Must University, Estados Unidos
  • Dirty Paula de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Larissa Cruz de Macedo Coelho Galvão Must University, Estados Unidos
  • Roberta Araújo de Castro Must University, Estados Unidos
  • Tamires Mendes Almeida Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.351

Resumo

A inteligência artificial (IA) é definida como a capacidade de uma máquina imitar o comportamento humano inteligente em geral. Com um tremendo aumento na capacidade do computador, a IA, através o uso de vários algoritmos, tornou-se útil dentro do cotidiano de dos profissionais de saúde para a obtenção de melhores diagnósticos e tratamentos junto aos pacientes em diversos casos. Assim, através de fontes de dados médicos é possível diagnosticar perfeitamente inúmeras doenças como Alzheimer, câncer, diabetes, distúrbios cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos, gastroenterológicos, doenças de pele, doenças hepáticas e acidente vascular cerebral, através de técnicas de IA como ultrassom, ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada, dentre outras. Além disso, ela também vem melhorando a experiência da enfermaria na preparação dos pacientes para continuarem seu processo de reabilitação em casa. Este estudo tem como objetivo abordar o papel da inteligência artificial como recurso eficaz para otimizar o processo de diagnóstico e tratamento de diversas doenças em pacientes. A metodologia pautou-se numa revisão bibliográfica nas bases de dados Lilacs, Medline e Scielo cujos critérios de inclusão para a seleção da amostra foram artigos publicados em português e inglês que retratassem a temática em estudo.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Reis Campos Melo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Farmácia. Pós-graduação em Saúde Pública. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Dirty Paula de Araújo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST). Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ; Pós Graduada em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Católica de Goiás; Especialização em Preceptoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás.

Larissa Cruz de Macedo Coelho Galvão, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST); Graduada em MEDICINA pelo Centro Universitário do Maranhão. Residência médica em CLÍNICA MÉDICA pelo Hospital Dr. Carlos Macieir.

Roberta Araújo de Castro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST). Graduação em Medicina. Especialização em Anestesiologia. 

Tamires Mendes Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação em Serviço Social. Especialização em Controle da Gestão Pública. Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University.

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Melo, M. C. R. C. ., Araújo, D. P. de ., Galvão, L. C. de M. C. ., Castro, R. A. de ., & Almeida, T. M. . (2023). O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MELHORIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS EM PACIENTES. Revista Amor Mundi, 4(8), 195–204. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.351

Edição

Seção

Artigos