A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A TAXONOMIA DE BLOOM

APRENDER FAZENDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Eliane Rozario da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • João Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Vander Aparecido de Castro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.345

Resumo

Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e realizado a partir de um esboço de um Projeto para alunos do Ensino Médio.  O projeto proposto associa a Aprendizagem Colaborativa e a Taxonomia de Bloom com escopo de enfatizar a melhoria do ensino de adolescente no Ensino Médio que queira se aprofundar no tema da Segunda Guerra Mundial e se preparar para a realização do ENEM. Além de demonstrar que a aprendizagem colaborativa é reflexo do que ocorre atualmente na sociedade globalizada, onde verifica-se a interligação entre os métodos de comunicação, também ressalta a importância de conectar os conhecimentos através de vivências formando uma aprendizagem em colaboração. Adicionalmente, mostra a relevância dos verbos da Taxonomia de Bloom que tem como finalidade avaliar se foram atingidos os objetivos da aprendizagem. A utilização de alguns verbos determina o teor da aprendizagem, e constata-se que muitas vezes não é necessário a implantação de todos os verbos, a depender do objetivo que se busca.

Biografia do Autor

Eliane Rozario da Silva , Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Especialista em Administração, Coordenação e Supervisão escolar. Mestre em tecnologias emergentes em Educação pela Must University. Doutoranda em Ciências da Educação pela FICS.

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva , Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e respectivas Literaturas. Especialista em Literatura e Alfabetização pela FCARP. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fábio Feitosa Rodrigues , Must University, Estados Unidos

Graduado em pedagogia pela UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Alves Pereira , Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Contábeis pela UFAL. Especialista em MBA em Finanças e Controladoria pela UNOPAR. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Vander Aparecido de Castro , Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras. Especialista em Psicopedagogia. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Silva , E. R. da ., Vilalva , E. A. de M. M. ., Rodrigues , F. F. ., Pereira , J. A. ., & Castro , V. A. de . (2023). A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A TAXONOMIA DE BLOOM: APRENDER FAZENDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM. Revista Amor Mundi, 4(9), 103–110. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.345

Edição

Seção

Artigos