O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

  • Joana Paula Ramos Krohling Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Izaias Nunes de Lima Junior Must University, Estados Unidos
  • Luiz Marcelo Passos Must University, Estados Unidos
  • Thaís Freitas Dill Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.344

Resumo

Competências e habilidades necessárias para o cotidiano deverão nortear, orientar explicitamente ou implicitamente os sistemas escolares, norteando o sentido da educação e da instituição escolar. Frente a isso, fazemos a pergunta de pesquisa: como as tecnologias digitais e de informação poderão ser incorporadas as concepções curriculares das instituições de ensino? Assim, objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico afim de elucidar a importância, desafios e facilitadores da incorporação das tecnologias digitais e de informação nos currículos escolares. Realizou-se uma busca por publicações na base de dados Google Acadêmico. Foi feita uma associação e combinação entre as palavras-chave: “educação”, “tecnologia digital e de informação”, “web currículo” e “currículos escolares”. Entende-se que o currículo deverá expressar concretamente as finalidades e realidades sociais e culturais estabelecidos para a educação escolar de um país, num dado contexto histórico e social. Assim este deverá ter incorporado em suas concepções e bases pedagógicas as tecnologias digitais de informação e comunicação respondendo a realidade da presença destas no cotidiano dos indivíduos. Essa incorporação traz várias vantagens ao processo ensino aprendizagem, como por exemplo, a oportunidade de personalização do processo, ampliação das possibilidades de aquisição de conhecimento e interação rápida e facilitada entre os diversos atores educacionais. Os desafios a essa incorporação estão na lacuna formativa dos professores sobre essa temática limitando as tecnologias digitais de informação e comunicação a meras ferramentas para o processo educativo, não contemplado a necessária reflexão sobre o uso destas dentro do cotidiano. Além disso, há as concepções educativas tradicionais frequentes e majoritárias dentro dos currículos convencionais.

Biografia do Autor

Joana Paula Ramos Krohling, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Letras. Especialização em Direito Educacional. Especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar na UNIBF, Gestão Escolar. Integrada com Ênfase em Administração, Coordenação, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional na UNIBF e Docência na Educação a Distância na UNIBF. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University –Florida.

Izaias Nunes de Lima Junior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia. Graduado em Geografia. Especialização em Metodologia de ensino de Geografia e História. Especialização em Informática e Comunicação na Educação. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida.

Luiz Marcelo Passos, Must University, Estados Unidos

Graduado em Educação Física - UNIFOR – MG. Pós-Graduado em Treinamento Esportivo UNIFOR – MG. Mestrando em Ciência da Educação pela FICS. 

Thaís Freitas Dill, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Física (UFPA). Mestre em Meteorologia (UFSM). Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Krohling, J. P. R. ., Silva, G. V. da ., Junior, I. N. de L. ., Passos, L. M. ., & Dill, T. F. . (2023). O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(9), 93–101. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.344

Edição

Seção

Artigos