O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.344Resumo
Competências e habilidades necessárias para o cotidiano deverão nortear, orientar explicitamente ou implicitamente os sistemas escolares, norteando o sentido da educação e da instituição escolar. Frente a isso, fazemos a pergunta de pesquisa: como as tecnologias digitais e de informação poderão ser incorporadas as concepções curriculares das instituições de ensino? Assim, objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico afim de elucidar a importância, desafios e facilitadores da incorporação das tecnologias digitais e de informação nos currículos escolares. Realizou-se uma busca por publicações na base de dados Google Acadêmico. Foi feita uma associação e combinação entre as palavras-chave: “educação”, “tecnologia digital e de informação”, “web currículo” e “currículos escolares”. Entende-se que o currículo deverá expressar concretamente as finalidades e realidades sociais e culturais estabelecidos para a educação escolar de um país, num dado contexto histórico e social. Assim este deverá ter incorporado em suas concepções e bases pedagógicas as tecnologias digitais de informação e comunicação respondendo a realidade da presença destas no cotidiano dos indivíduos. Essa incorporação traz várias vantagens ao processo ensino aprendizagem, como por exemplo, a oportunidade de personalização do processo, ampliação das possibilidades de aquisição de conhecimento e interação rápida e facilitada entre os diversos atores educacionais. Os desafios a essa incorporação estão na lacuna formativa dos professores sobre essa temática limitando as tecnologias digitais de informação e comunicação a meras ferramentas para o processo educativo, não contemplado a necessária reflexão sobre o uso destas dentro do cotidiano. Além disso, há as concepções educativas tradicionais frequentes e majoritárias dentro dos currículos convencionais.
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Copyright (c) 2023 Joana Paula Ramos Krohling, Glyciane Vieira da Silva, Izaias Nunes de Lima Junior, Luiz Marcelo Passos, Thaís Freitas Dill
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