PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O APORTE DA TECNOLOGIA KAHOOT PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
USO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE INGLÊS AVANÇADO NO CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.342Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar experiências adquiridas com o uso de gamificação junto a uma turma de inglês avançado do Centro Interescolar de Línguas Estrangeiras de Brasília, escola pública especializada em ensino de línguas. A ferramenta escolhida para suporte em sala de aula foi o aplicativo Kahoot!, cujo histórico de uso em ensino de línguas é vasto e efetivo. O tema se mostra relevante porque a abordagem desta ferramenta como apoio pedagógico, e também como ferramenta de avaliação, é muito explorada em diversos contextos escolares e o objetivo deste artigo é mostrar que a referida ferramenta também pode mostrar-se útil como apoio ao ensino de língua inglesa, com foco na ampliação de vocabulário. A metodologia adotada foi a pesquisa documental e buscas em referencial teórico sobre estes temas. Aliado à uma análise qualitativa e interpretativa sobre a dinâmica em sala de aula. A conclusão que se chega é que de fato há um crescimento na motivação dos alunos pela aprendizagem e, por conseguinte, no aumento considerável do vocabulário proposto. Os desafios de implementação e uso de ferramentas tecnológicas também se fazem presentes, haja vista a falta de acesso de todos a equipamentos tecnológicos mínimos, bem como a falta de uma estrutura escolar adequada. Contudo, com o esforço da comunidade escolar para que se tenha o mínimo de acessibilidade tecnológica, progressos consideráveis podem ser notados no campo linguístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Inacio Muniz Franco Neto, Adriana Carla de Araújo Veríssimo, Lucelena Maria Fernandes, Monique Bolonha das Neves Meroto, Vanessa Carolina Gomes de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.