PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O APORTE DA TECNOLOGIA KAHOOT PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

USO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE INGLÊS AVANÇADO NO CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DE BRASÍLIA

Autores

  • Inacio Muniz Franco Neto Must University, Estados Unidos
  • Adriana Carla de Araújo Veríssimo Must University, Estados Unidos
  • Lucelena Maria Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Carolina Gomes de Melo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.342

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar experiências adquiridas com o uso de gamificação junto a uma turma de inglês avançado do Centro Interescolar de Línguas Estrangeiras de Brasília, escola pública especializada em ensino de línguas. A ferramenta escolhida para suporte em sala de aula foi o aplicativo Kahoot!, cujo histórico de uso em ensino de línguas é vasto e efetivo. O tema se mostra relevante porque a abordagem desta ferramenta como apoio pedagógico, e também como ferramenta de avaliação, é muito explorada em diversos contextos escolares e o objetivo deste artigo é mostrar que a referida ferramenta também pode mostrar-se útil como apoio ao ensino de língua inglesa, com foco na ampliação de vocabulário. A metodologia adotada foi a pesquisa documental e buscas em referencial teórico sobre estes temas. Aliado à uma análise qualitativa e interpretativa sobre a dinâmica em sala de aula. A conclusão que se chega é que de fato há um crescimento na motivação dos alunos pela aprendizagem e, por conseguinte, no aumento considerável do vocabulário proposto. Os desafios de implementação e uso de ferramentas tecnológicas também se fazem presentes, haja vista a falta de acesso de todos a equipamentos tecnológicos mínimos, bem como a falta de uma estrutura escolar adequada. Contudo, com o esforço da comunidade escolar para que se tenha o mínimo de acessibilidade tecnológica, progressos consideráveis podem ser notados no campo linguístico.

 

Biografia do Autor

Inacio Muniz Franco Neto, Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras (português/inglês) pela Unisantacruz. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela UNINTER. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Adriana Carla de Araújo Veríssimo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especialização em Planejamento Educacional pela UNIVERSO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lucelena Maria Fernandes, Must University, Estados Unidos

Graduada em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Especialização em História do Brasil, pelas Simonsen. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida. 

Vanessa Carolina Gomes de Melo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português e Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade Anhanguera. Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNINOVE. Especialização em Gestão pela FAVENI. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Neto, I. M. F. ., Veríssimo, A. C. de A. ., Fernandes, L. M. ., Meroto, M. B. das N. ., & Melo, V. C. G. de . (2023). PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O APORTE DA TECNOLOGIA KAHOOT PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: USO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE INGLÊS AVANÇADO NO CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DE BRASÍLIA. Revista Amor Mundi, 4(9), 71–80. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.342

Edição

Seção

Artigos