FERRAMENTAS COLABORATIVAS EM REDE

Autores

  • Cleudeni Milhomem Brito Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Sidicleia Soares Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.341

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar as ferramentas colaborativas de em rede, buscamos ainda identificar como essas ferramentas podem contribuir para a aprendizagem. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma análise bibliográfica de textos científicos de referência na temática. Como síntese dos estudos realizados, o trabalho é organizado em temas que se intercalam. Primeiro apresentamos uma síntese do que é o trabalho colaborativo, em seguida destacamos a importância do trabalho colaborativo entre os professores. Após discorrermos acerca da colaboração em rede de aprendizagem e concluímos trazendo algumas estratégias pedagógicas em rede, o feedback e a avaliação. Como resultado da análise podemos concluir que o trabalho colaborativo já é uma realidade nas escolas, mesmo que lentamente, e as ferramentas colaborativas em rede são importantes para o trabalho em grupo e para o trabalho pedagógico, elas vêm mudando a cultura do individualismo. Sendo, portanto, cada vez mais utilizadas as tecnologias da comunicação e informação no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleudeni Milhomem Brito, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Bacharel em Geografia pela Universidade do Tocantins- Unitins. Especialização em Arte Educação pela Universidade de Brasília – UNB. Especialização em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Docência de Ensino Superior - ITOP. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar na UNIBF, Gestão Escolar. Integrada com Ênfase em administração, Coordenação, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional na UNIBF e Docência na Educação a Distância na UNIBF. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Florida.

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Psicólogo pela Ulbra. Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS.

Sidicleia Soares Santos, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais; Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Área de Concentração: Educação Especial; Especialização em Educação Especial e Inclusão Social; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Gestão Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Brito, C. M. ., Silva, G. V. da ., Costa, J. W. M. ., Oliveira, R. F. de ., & Santos, S. S. . (2023). FERRAMENTAS COLABORATIVAS EM REDE. Revista Amor Mundi, 4(9), 59–70. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.341

Edição

Seção

Artigos