NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM CEREBRAL

Autores

  • Mauri Alves da Silva Must University, Estados Unidos
  • Franciele de Carvalho Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Jean dos Santos Silva Must University, Estados Unidos
  • Matozalém de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.340

Resumo

As emoções são parte fundamental da evolução e, consequentemente, implicam em um aspecto fundamental de seu aprendizado e de sua formação. Se o indivíduo não dispor de funções de autorregulação emocional, a história e a trajetória humana teria sido um completo caos e o aprendizado um drama que não se pode descrever, onde as emoções tomaria conta das funções cognitivas e os seres humanos só agiriam pautados no impulso, naquilo que fosse excitável, eufórico, episódico e de maneira desplanificada e inconsequente. Esse é o motivo fundamental porque o cérebro integra diversos processos neuronais que são muito importantes para o aprendizado. Este trabalho tem por objetivo principal tratar sobre a atuação do cérebro e as emoções no processo de aprendizagem do indivíduo. A neurociência abrange o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; sobre os comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação que constituem aspectos elementares inerentes tanto ao aprendizado quanto a própria sobrevivência do indivíduo. A importância do tema proposto incide no fato de quão determinante são as emoções no aprendizado e o papel da neurociência em estudar os aspectos que se relacionam com esse processo, buscando aprimorar conhecimento e a forma como o cérebro gerencia a aquisição de novos conhecimentos. Este trabalho é de natureza bibliográfica com consulta a obras, artigos e publicações dos mais renomados autores assegurando o devido embasamento teórico ao tema proposto.

Biografia do Autor

Mauri Alves da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Instituto de educação Alvorada Plus; Especialização em Educação Especial (Uninove); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Franciele de Carvalho Ferreira, Must University, Estados Unidos

Pedagoga pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008); Especialista em Psicopedagogia pela Associação Educacional Vale do Itajaí Mirim (2009); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jean dos Santos Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras, com habilitação em língua inglesa (UFPA); Especialista em Linguística Aplicada na Educação (UCAM), em Metodologias Ativas e Prática docente (Faculdade Iguaçu - FI), em Psicologia Positiva (FI) e em Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e Literatura (FI); Mestrando em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (Universidad Europea del Atlántico - UNEATLANTICO); Membro do grupo de pesquisa CARE/UFPA.

Matozalém de Sousa, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA; Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR; Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Gran Faculdade; Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Especialização em Ensino de Química pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Psicologia (ULBRA). Licenciado em Pedagogia (UFT). Mestre em Ciências da Saúde (UFT). Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST). Doutorando em Ciências da Educação (FICS). 

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Silva, M. A. da ., Ferreira, F. de C. ., Silva, J. dos S. ., Sousa, M. de ., & Oliveira, R. F. de . (2023). NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM CEREBRAL. Revista Amor Mundi, 4(9), 47–58. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.340

Edição

Seção

Artigos