NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.340Resumo
As emoções são parte fundamental da evolução e, consequentemente, implicam em um aspecto fundamental de seu aprendizado e de sua formação. Se o indivíduo não dispor de funções de autorregulação emocional, a história e a trajetória humana teria sido um completo caos e o aprendizado um drama que não se pode descrever, onde as emoções tomaria conta das funções cognitivas e os seres humanos só agiriam pautados no impulso, naquilo que fosse excitável, eufórico, episódico e de maneira desplanificada e inconsequente. Esse é o motivo fundamental porque o cérebro integra diversos processos neuronais que são muito importantes para o aprendizado. Este trabalho tem por objetivo principal tratar sobre a atuação do cérebro e as emoções no processo de aprendizagem do indivíduo. A neurociência abrange o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; sobre os comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação que constituem aspectos elementares inerentes tanto ao aprendizado quanto a própria sobrevivência do indivíduo. A importância do tema proposto incide no fato de quão determinante são as emoções no aprendizado e o papel da neurociência em estudar os aspectos que se relacionam com esse processo, buscando aprimorar conhecimento e a forma como o cérebro gerencia a aquisição de novos conhecimentos. Este trabalho é de natureza bibliográfica com consulta a obras, artigos e publicações dos mais renomados autores assegurando o devido embasamento teórico ao tema proposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mauri Alves da Silva, Franciele de Carvalho Ferreira, Jean dos Santos Silva, Matozalém de Sousa, Ricardo Furtado de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.