Os jogos e as brincadeiras e suas contribuições no processo de desenvolvimento infantil

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Izabel Rodrigues da Silva Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil
  • Rozinete de Oliveira Tavares Universidade Estadual do Piauí, Piauí, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.34

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar questões relacionadas aos jogos e as brincadeiras no processo de desenvolvimento infantil e tem como ponto central “os jogos e as brincadeiras e suas contribuições no processo de desenvolvimento infantil” e como objetivo geral, analisar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de desenvolvimento infantil bem como a aprendizagem inclusa nesse processo. Para atingir tal objetivo, planejou-se a divisão do trabalho em duas etapas: pesquisa bibliográfica cuja finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e registrou a respeito do seu tema de pesquisa com base em autores como Oliveira (2000), Kishimoto (1997, 2000, 2003), Vygotski (1998), entre outros; e realizou-se uma pesquisa empírica tendo como sujeitos 05 (seis) professores que trabalham na área de Educação Infantil e/ou que estão no último ano de formação acadêmica aos quais poderemos encontrá-los em escolas públicas ou privadas e em universidades/faculdades. Os resultados desses estudos nos permitiram entender que o brincar na educação infantil possui um papel fundamental na conquista da autonomia e aprendizagem da criança e que o lúdico torna-se um instrumento essencial para a obtenção do conhecimento das crianças se caracteriza por proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa e satisfatória e uma melhor compreensão não apenas dos conteúdos ministrados em ambiente escolar, mas também da realidade que a cerca.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós doutorando em Ensino de Química e divulgação Científica pela Universidade de São Paulo - USP, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Unicsul), com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Licenciado em Química e Pedagogia, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Vasta experiência na área Química, ensino de química e ciências, aliando a experiência do mundo corporativo com o ambiente escolar. Professor de Química da rede pública e privada de Ensino no Estado de São Paulo.

Izabel Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil

Rozinete de Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Piauí, Piauí, PI, Brasil

Pedagoga (UESPI).

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, R. S., Silva, I. R. da ., & Tavares, R. de O. (2020). Os jogos e as brincadeiras e suas contribuições no processo de desenvolvimento infantil. Revista Amor Mundi, 1(3), 119–134. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.34

Edição

Seção

Artigos